O governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, titulada por José Marco, determinou o cancelamento da edição de 2020 dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida está alinhada com a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que comunicou oficialmente aos Estados, esta semana, que não haveria a realização dos Jogos Escolares da Juventude, prevista para novembro deste ano, tendo em vista o risco de contágio em ambiente sem controle direto do COB e Confederações (transporte aéreo/terrestre, hotéis, centros comerciais, etc), além da diferença entre situações de cada Estado em relação ao impacto da pandemia, como a incerteza do retorno das aulas presenciais.
O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, explicou que na Paraíba os Jogos contam com cerca de vinte mil atletas na faixa etária de 12 a 17 anos e são realizados nas 14 regiões, havendo, ainda, a etapa estadual, que reúne as escolas campeãs de cada região, na qual ganham a vaga para a etapa nacional, organizada pelo COB e agora cancelada. “A equipe técnica da Sejel tinha todo o planejamento elaborado, mas com a Covid-19, que se espalhou pelo mundo, com reflexos na Paraíba, não está sendo diferente. O Governo do Estado não poderia tomar outra atitude, assim como fez o COB, assim como fizeram outros Estados. Nesse momento delicado, a grande preocupação é a saúde de cada paraibano”, disse José Marco.
O governo do Estado é responsável por arcar com os Jogos Escolares e Paraescolares, cujo investimento em 2019 girou em torno de R$ 2 milhões, além de passagens aéreas para os que representaram a Paraíba nos Jogos da Juventude que ocorreram em Blumenau, Santa Catarina, e nas Paralimpíadas Escolares, que foram realizadas em São Paulo. “Este ano, ainda não tinha a sede definida da etapa nacional, mas, agora, é momento de compreensão e de salvar vidas. Que em 2021 possamos fazer com que os Jogos Escolares e Paraescolares possam movimentar novamente o nosso calendário esportivo”, concluiu o secretário. Assim como os Jogos Escolares da Juventude, as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, também tiveram cancelada a edição de 2020 por causa da Covid-19.