Nonato Guedes
A forte incidência de casos de coronavírus em cidades do interior da Paraíba levou o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, a advertir para o que denomina de “impacto da terceira fase de interiorização da pandemia de Covid-19”. Salienta que o fenômeno não é exclusivamente paraibano mas comprova que não é o momento de a população relaxar. “O coronavírus é uma realidade e é preciso que todos tenham consciência disso, do litoral ao Alto Sertão. Reforçamos a importância de nos mantermos protegidos em casa e das demais medidas de prevenção como a lavagem constante das mãos, o uso de máscaras de proteção e o álcool em gel”, orientou ele.
A Secretaria Estadual de Saúde fez uma análise sobre os 60 dias de interiorização de casos da Covid-19 e constatou a incidência progressiva. Em 24 de abril, a capital, João Pessoa, concentrava 64% dos casos confirmados, enquanto o interior do Estado contabilizava 36%. Dois meses depois, em 24 de junho, a situação praticamente se inverteu: a capital soma 28% dos casos e as demais regiões do Estado registram a grande maioria de casos da Covid, com 72%. A SES informa que também é possível observar a interiorização na taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na segunda região de Saúde que tem base em Campina Grande mas contempla todo o Cariri e Curimataú. Em cinco dias, de 22 de junho a 25 de junho, a taxa subiu de 59% para 71%.
Até ontem, sexta-feira, a Paraíba havia registrado 42.832 casos de Covid-19, sendo 12.015 casos em João Pessoa e 30.817 nos demais municípios. Na próxima segunda-feira, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lança a TV Paraíba Educa, em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba, para levar aos estudantes a transmissão das videoaulas e programação educativa por meio dos canais da Rede Legislativa: 40.4 na Grande João Pessoa; 15.4 em Campina Grande e região e 14.4 em Patos. A iniciativa faz parte de uma série de ações que o governo do Estado, por meio da secretaria de Educação, tem realizado para estudantes da rede estadual de ensino no regime especial de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, com educação remota que inclui a Plataforma paraíba Educa, Google Classroom, redes sociais, materiais impressos e, em breve, aplicativo com dados patrocinados.
A programação da TV Paraíba Educa será exibida diariamente das 8h às 20h30, com programas inéditos e reprises, como forma de garantir o acesso a conteúdos por parte do maior número de estudantes. As videoaulas correspondem a todas as etapas da educação básica, desde o ensino infantil até o ensino médio, sendo consideradas também as especificidades de todos os ciclos da educação de jovens e adultos. Foram selecionados professores de diferentes etapas da educação básica e áreas do conhecimento que lecionam na rede pública de ensino, para criarem videoaulas elaboradas especialmente para a TV Paraíba Educa, contemplando assim as orientações pedagógicas da secretaria de Educação e as principais demandas dos estudantes paraibanos, respeitando as normas de distanciamento social.
O secretário de Educação Cláudio Furtado afirma que a TV Paraíba Educa também se insere como uma ação de incentivo à ressignificação dos processos de ensino, no qual os professores passam a compreender como podem expandir suas formas de ensinar e seus conhecimentos. “O que será transmitido na programação da TV não serão videoaulas criadas em ambientes de estúdio, mas, sim, o reflexo de como os professores paraibanos estão se reinventando, em suas casas, para seguirem com a missão de educar as crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos complexos como o vivenciado atualmente”, enfatizou o secretário. Serão exibidas também videoaulas vinculadas ao Programa Se Liga no Enem, com o intuito de dar um maior suporte aos estudantes e egressos que estão em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, bem como programas de estímulo ao protagonismo estudantil e à formação integral, por meio de exibição de ações institucionais voltadas à formação nas áreas de saúde, cultura, esporte, entre outras.