Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou a distribuição dos 84 respiradores que estavam retidos pelo Ministério da Saúde no mês de março e que foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde no último dia 22, após uma ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual junto à Justiça Federal. Azevêdo informou que, desta forma, a Paraíba poderá concluir todo o plano de expansão de leitos previsto no Plano Estadual de Contingência para a Covid-19. De acordo com ele, os novos leitos de UTI serão abertos na UPA de Princesa Isabel, no Hospital Regional de Cajazeiras, na UPA de Cajazeiras, no Hospital Regional de Piancó, no Hospital de Pombal e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, permitindo a totalização do Plano de Contingência na região de Patos.
Além disso serão abertos três leitos de UTI na UPA de Guarabira, 12 leitos no Hospital de Clínicas de Campina Grande, 20 leitos na unidade II da Maternidade Frei Damião, 21 leitos do Hospital Solidário, três leitos na UPA de Santa Rita e dois leitos do Hospital de Mamanguape. Ao fazer o anúncio no programa semanal “Fala, Governador”, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, João Azevêdo pontuou: “Com isso, estamos atendendo todas as regiões da Paraíba e reforçando as estruturas existentes para que a gente possa atender melhor à população, principalmente neste momento em que há uma interiorização dos casos de Covid no Estado”.
O governador reforçou, igualmente, a necessidade de manter as orientações dos órgãos de Saúde para evitar uma maior propagação do coronavírus no Estado. Frisou que o governo do Estado está fazendo a sua parte, abrindo leitos, mas precisa do apoio da população no sentido de permanecer em casa, só sair para quaisquer atividades extremamente necessárias com a utilização de máscaras. “Com todas essas ações, vamos continuar oferecendo a segurança de que a população da Paraíba espera dos gestores, dando a certeza de que o sistema de Saúde vai continuar oferecendo respostas sem a necessidade de entrar em filas”, emendou. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a Paraíba contabiliza até o momento 45.057 casos confirmados de coronavírus e 931 óbitos, distribuídos em 217 municípios. Na Grande João Pessoa, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 70%. Em Campina Grande, a taxa é de 65% e no Sertão, 48%.
João Azevêdo mencionou exemplos de algumas prefeituras que estão atenuando as medidas de contenção agora e advertiu que isto pode prejudicar o planejamento do uso de leitos em municípios vizinhos. Disse que a Secretaria de Saúde do Estado fez uma análise de 60 dias da interiorização de casos da Covid-19. Em 24 de abril, João Pessoa concentrava 64% dos casos confirmados, enquanto o interior do Estado contabilizava 36%. Dois meses depois, em 24 de junho, a situação praticamente se inverteu: a capital soma 28% dos casos e as demais regiões do Estado registram a grande maioria dos casos da Covid-19 com 72%. Na mensagem final, o governador João Azevêdo assegurou que no próximo dia seis de julho será apresentado um Plano de Obras para reforçar a economia do Estado e repassou notícias sobre o pagamento dos salários de junho dos servidores estaduais, iniciado ontem e a ser concluído hoje. “Apesar de o Estado contabilizar uma perda superior a R$ 220 milhões em sua receita, devido à pandemia do coronavírus, o governo tem realizado todos os esforços para garantir o pagamento do funcionalismo público dentro do mês trabalhado”.