Nonato Guedes
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um projeto de indicação de autoria da deputada Cida Ramos, do PSB, que dispõe sobre a criação de um Memorial Virtual, pelo governo do Estado, em homenagem às vítimas paraibanas da Covid-19. De acordo com a deputada, o principal objetivo do projeto é impossibilitar o esquecimento. “Queremos eternizar nomes e histórias de centenas de paraibanas e paraibanos e essa foi a maneira mais correta que encontramos. Nada jamais será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade, mas, com essa homenagem, poderemos possibilitar um pouco mais de conforto às famílias que perderam seus entes queridos e enfrentam essa triste dor”, salientou Cida.
O Memorial Virtual trará nome completo, data de nascimento e óbito, além de uma breve biografia. Para tanto, essas informações só serão tornadas publicadas mediante a autorização dos familiares. O Memorial Virtual em homenagem às vítimas do coronavírus será gerido pela Secretaria de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia, à qual compete a alimentação do espaço virtual. Na sessão remota de ontem do Poder Legislativo foi aprovado por unanimidade projeto de lei de autoria do deputado Doutor Érico, que cria a Linha de Apoio aos Profissionais de Saúde, ora atuando na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o autor do projeto, a Linha de Apoio aos Profissionais de Saúde garante escuta qualificada, através de um profissional especializado em saúde mental, além de acolhimento, orientação e suporte emocional aos seus familiares. O objetivo é que a medida seja adotada enquanto perdurar o decreto de calamidade pública no Estado. Dr. Érico explica que a crise sanitária desencadeada pela pandemia tem demandado do Poder Público uma atuação rápida e precisa para proteger a população. O deputado ressalta que esta crise está afetando a todos e, principalmente, aqueles que estão na linha de frente do combate à doença, que são os profissionais de saúde.
– Existe a necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas de depressão, ansiedade, transtorno de estresse agudo, entre outros – alertou o parlamentar. Os deputados também aprovaram o projeto de lei de autoria do deputado Felipe Leitão, que obriga laboratórios privados e farmácias a notificarem os órgãos de saúde municipal e estadual sobre resultados positivos para a Covid-19 de clientes submetidos aos testes. O parlamentar observa que já existe essa recomendação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. “Infelizmente, temos indícios que tal determinação não está sendo observada de maneira efetiva, portanto, a lei vem reforçar as determinações já existentes no decreto”, argumentou Leitão.