Nonato Guedes
Pelo menos dois partidos – o PROS e o Republicanos anunciaram apoio ao pré-candidato do Partido Verde à prefeitura de João Pessoa sem que a legenda, pilotada por Lucélio Cartaxo na Capital, tenha sinalizado qualquer definição do nome que vai concorrer nas eleições de novembro. Irmão gêmeo do prefeito Luciano Cartaxo, que está completando seu segundo mandato, Lucélio disse que o compromisso de partidos como o Republicanos é com o futuro de João Pessoa e com as transformações já iniciadas para fazer a cidade avançar ainda mais. “O partido é um parceiro importante, que vem participando das grandes mudanças em João Pessoa”, salientou Lucélio, referindo-se à rede de creches, de UPAS, de novas moradias e de parques e praças, entre outras ações proativas.
O deputado estadual Jutay Meneses, filiado ao Republicanos, reforçou a união em torno de uma nova forma de governar que, segundo ele, tem sido testada e aprovada pela grande maioria dos pessoenses. “É uma questão de competência e coerência. Fizemos a opção por esse novo modelo de gestão ainda em 2012, quando vencemos as eleições. Mesmo diante das crises no Brasil e no mundo, a população viu os resultados na prática, com eficiência, equilíbrio fiscal e o maior conjunto de obras da história da cidade”, explicou, apontando que a decisão do partido foi tomada nas esferas municipal e estadual, com o aval do presidente da agremiação na Paraíba, deputado federal Hugo Motta. “Quando a cidade encontra o caminho certo, o melhor a fazer é avançar”, disse o presidente municipal do Republicanos, Valdir Trindade.
Na reunião ocorrida ontem entre representantes das siglas foram avaliadas novas propostas e ações sobre o futuro de João Pessoa, como parte do modelo de gestão que tem sido implantado pelo prefeito Luciano Cartaxo (ex-PT, ex-PSD) e sua equipe. O gestor continua adiando qualquer sinalização sobre candidatura do seu grupo à sua sucessão, embora alguns ex-secretários já tenham se desincompatibilizado de cargos e estejam aguardando uma manifestação oficial de Luciano Cartaxo. O Republicanos tem entre os seus filiados os vereadores Helton Renê e Bispo José Luiz, ambos da base de apoio à gestão Cartaxo. Helton Renê, que foi secretário do Procon municipal, enfatizou: “Quando o trabalho acontece, os resultados aparecem e fazem diferença na vida de milhares de pessoas. Vivi esse modelo de gestão na prática, ao lado do prefeito Luciano Cartaxo, e tenho a convicção de que João Pessoa é hoje uma cidade melhor e mais preparada para o futuro”.
O vereador Bispo José Luiz preferiu destacar a “forma corajosa” como a gestão comandada pelo PV tem enfrentando a pandemia do novo coronavírus. “Além do trabalho incansável para ampliar a rede de saúde, sem que nenhum paciente precisasse esperar na fila por um leito de UTI, a prefeitura criou uma verdadeira rede de proteção social com pousadas para pessoas em situação de rua, aquisição de alimentos da agricultura familiar, novo Centro POP e Cozinha Comunitária, além da distribuição de quase 25 mil cestas nutricionais”. Ao comentar a peculiaridade do processo de escolha de candidaturas pelo esquema oficial, Lucélio Cartaxo ressaltou que a adesão de partidos não está se dando necessariamente a nomes, mas “a um projeto administrativo que tem dado certo e melhorado a vida da população pessoense”. E arrematou: “É um trabalho presente com visão de futuro, que prepara e cria bases sólidas com um planejamento coeso para os próximos 30 anos”.