Nonato Guedes
A segunda edição do Seminário “Capacitar PSDB Paraíba” realizada via online, ontem, contou com a participação do presidente nacional da legenda, Bruno Araújo (PE) e do presidente estadual, deputado federal Pedro Cunha Lima. A nova edição do Seminário trouxe palestras sobre marketing e comunicação em uma campanha eleitoral atípica pontuada pela pandemia do novo coronavírus. O presidente nacional Bruno Araújo destacou que o Brasil vive uma grande crise sanitária e econômica e que debates são importantes para entender esse momento difícil da democracia representativa.
– Estamos sujeitos a críticas quando falamos e quando não falamos. A construção do país e do partido passa por ter clareza nessa comunicação – frisou. Ele informou que o PSDB teve muitas demandas de filiação ultimamente e isso aponta que deve chegar perto do número de candidatos nas eleições de 2016, quando saiu como o grande vitorioso do pleito. “O PSDB continua como alternativa de partido de candidatos que buscam entrar na vida pública”, sugeriu Bruno Araújo. Já Pedro Cunha Lima agradeceu a participação dos integrantes do PSDB e assinalou que o momento é de se reinventar e contribuir para minimizar os danos causados pelo novo coronavírus.
Pedro se reportou ao momento político que a Paraíba está vivenciando e afirmou que a eleição deste ano será importante para promover mudanças. A jornalista e sócia-diretora da Múltipla, Marly Lúcio, abriu as palestras abordando o tema “Assessoria de Imprensa, Imagem, Reputação e Gerenciamento de Crises”. Ao se referir à especificidade da eleição adiada para novembro por causa da pandemia de covid-19, recomendou que os candidatos invistam em media training para se comunicar melhor com o seu eleitor através das redes. Coube ao PhD em Ciências Políticas e CEO da”Quaest Pesquisa e Estratégia”, Felipe Nunes, abordar o tema “Eleições, Pesquisas e redes Sociais”, falando dos passos iniciais da campanha e da importância das pesquisas para fazer um diagnóstico da candidatura e das temáticas e encontrar um posicionamento.
Felipe Nunes apresentou dados de uma pesquisa Quaest que revelam que 85% dos eleitores querem receber notícias pelo WhatsApp, 27% acreditam em propaganda política na TV e apenas 10% pretendem acompanhar o Guia Eleitoral, exibido através de emissoras de rádio e televisão. As deputadas Edna Henriques (federal) e Camila Toscano (estadual) também participaram ativamente das discussões, além de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSDB da Paraíba. Os tucanos, no Estado, estão mobilizados para retomar espaços e conquistar prefeituras municipais em redutos estratégicos nas próximas eleições, a partir de João Pessoa, com a candidatura do deputado federal Ruy Carneiro. No Seminário de ontem não foram discutidos fatos relacionados ao enquadramento do senador José Serra (SP) na Operação Lava Jato, diante do argumento de que o evento era didático para preparação de candidatos às próximas orientações em torno das propostas a serem discutidas com a sociedade na campanha propriamente dita.