Nonato Guedes
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) fez referências elogiosas ao governo do Estado, durante mais uma sessão remota do Senado, pelo fato de a Paraíba ter conseguido se destacar, no Nordeste, como a unidade federativa que mais efetuou testes na população para detecção do novo coronavírus, como parte do plano de contingência que envolve a adoção de medidas preventivas. Veneziano cumprimentou o governador João Azevêdo (Cidadania) e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, pelos esforços que têm empreendido no enfrentamento à covid-19.
O parlamentar salientou que a posição alcançada pela Paraíba na testagem não significa, ainda, que o Estado tenha alcançado o ideal, “mas já foi um grande avanço, uma demonstração de comprometimento, de esforço que o governo do Estado, sob a condução do governador João Azevêdo, tem desenvolvido”. Mencionou, então, a colaboração de secretarias estratégicas da administração estadual, especialmente a de Saúde, enfatizando que o secretário Geraldo Antônio de Medeiros atua de forma competente, diligente, ativa e franca. Veneziano lembrou que além de ter sido o Estado nordestino que mais testou a população, a Paraíba está em sexto lugar entre as 27 unidades da Federação.
Ao aprofundar comentários sobre as medidas de enfrentamento que estão sendo tomadas em nível nacional, o senador Veneziano reconheceu que o Brasil testou pouco. E acrescentou: “Tanto isso é verdade que, conforme alguns estudiosos, os números identificados com o coroanvírus até agora estão seis ou sete vezes a menor do que de fato teríamos se houvesse uma testagem com um percentual maior. Mas, mesmo assim, é importante que nós façamos esse registro”. Em sua fala, o senador paraibano citou os quatro meses que se passaram até agora com a população convivendo com a dura realidade da pandemia e disse que, nesse período, muito0s agentes políticos têm sofrido provocações e questionamentos, mesmo envidando esforços para tentar conter o avanço do coronavírus com o mínimo possível de prejuízos”. Enfatizou que o reconhecimento às autoridades pelo esforço empreendido é fundamental para que elas possam se sentir estimuladas e continuar atuando de forma decisiva até a etapa final da pandemia que assola o país.
Por outro lado, o secretário executivo de Saúde do Estado da Paraíba, Daniel Beltrame, ao participar de um debate promovido pela Assembleia Legislativa sobre medidas para a retomada de atividades industriais, admitiu que o isolamento social irregular, com média de 40% em toda a Paraíba, não foi robusto o suficiente e resultou no alongamento da transmissão com uma carga ampla de infectados no Estado. Beltrame previu que haverá em todo o país uma transição da pandemia do novo coronavírus para uma epidemia e alertou que a redução dos níveis de infecção somente será alcançada com a vacina. “A covid-19 vai conviver com todas as doenças crônicas e agudas; estará no meio de nós e vamos precisar assumir um novo comportamento da nossa rotina, das nossas vidas, para que se evite colocar o sistema de saúde “de joelhos”, fazendo com que o paraibano fique sem leitos, caso venha a precisar”, finalizou.