Nonato Guedes
Faleceu na madrugada de hoje, em São Paulo, aos 71 anos de idade, Francisco Ferreira de Lima, o renomado artista “Pinto do Acordeon”. Ele fazia tratamento de diabetes, tinha insuficiência renal e câncer na bexiga. Seu estado de saúde vinha se agravando desde 2019 e “Pinto do Acordeon” passou um tempo fazendo tratamento em João Pessoa, inclusive, com sessões de hemodiálise. Era natural de Conceição, no Vale do Piancó, e chegou a residir na cidade de Patos, onde deverá ser sepultado. Seu corpo será transladado para João Pessoa no final da tarde de hoje.
A notícia da morte de “Pinto do Acordeon” causou profunda repercussão desde que passou a ser veiculada em redes sociais logo cedo, com manifestações de pessoas amigas, artistas e admiradores exaltando a sua trajetória artística e a sua presença marcante nos festejos juninos em diferentes localidades da Paraíba, como Santa Luzia, no Vale do Sabugy. Em São Paulo, o acordeonista e compositor foi atendido inicialmente no Hospital da Beneficiência Portuguesa, ficando, depois, no apartamento de uma filha que reside na capital paulista. Além da atuação na música, “Pinto do Acordeon” exerceu o mandato de vereador na Câmara Municipal de João Pessoa, no período de 1993 a 1997.
“Pinto do Acordeon” popularizou-se quando passou a integrar a “trupe” de Luiz Gonzaga e gravou mais de 20 álbuns durante sua carreira, entre CDs e DVDS, imortalizando sucessos como “Neném”. Desde a infância, conforme ele mesmo contou, era um apaixonado pelo acordeon. Seu primeiro LP foi lançado em 1976 e, na sequência, “Pinto do Acordeon” deslanchou e consagrou-se no meio artístico da Paraíba e do Nordeste. Teve a oportunidade de se apresentar no Festival de Montreux, na Suíça, juntamente com outros renomados artistas brasileiros, a exemplo de Milton Nascimento, Gilberto Gil e Elba Ramalho.
Genival Lacerda – Por outro lado, a live solidária idealizada por amigos do cantor Genival Lacerda com o objetivo de arrecadar recursos para o tratamento de saúde do artista paraibano contará com a participação de mais de 35 artistas entre cantores, músicos e artistas. A live que acontece na próxima sexta-feira, 24, às 19h, diretamente da Medoow Recepções, será transmitida pelo canal do cantor João Lacerda no YouTube. Além de Elba Ramalho e Flávio José participarão do evento, por vídeo, Flávio Leandro, Waldonys, Caju e Castanha, João Gonçalves, Tato do Falamansa, Tereza Aciolly e Fernanda Takai (Pato Fu). Presencialmente estarão na live os artistas Fabiano Guimarães, Raniery Gomes, Amazan, Almir Rouche, Forró D2, Poeta Ailton Souza, Raphael Moura, Novinho da Paraíba, Cezinha do Acordeon, Os 3 do Nordeste, Biliu de Campina, Capilé, Nathalia Calazans, Karol & Karina, Flávio Leandro, Zé Lezin. A apresentação do evento será feita por Kleber Oliveira e Gitana Pimentel. Todos os artistas participarão de forma voluntária.
Genival Lacerda foi internado em maio deste ano com o diagnóstico de Acidente Vascular Isquêmico. O tratamento está sendo realizado em casa, com muita dificuldade. Sem os shows e dependendo de uma aposentadoria de R$ 2.044,00, Genival Lacerda enfrenta dificuldades para manterá alimentação diferenciada, terapia medicamentosa para hipertensão, diabetes e Alzheimer, além de sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e exames diversos, todos a domicílio. Genival Lacerda, cantor e compositor, nasceu no dia 5 de abril de 1931 em Campina Grande, mas reside no Recife há 40 anos. Em 1950, ele começou sua carreira na terra natal, onde trabalhou como radialista nas rádios Borborema e Cariri.