Nonato Guedes
Desde ontem à noite foram prestadas homenagens ao cantor e compositor Francisco Ferreira Lima, Pinto do Acordeon, após o translado do seu corpo, direto de São Paulo, onde faleceu aos 72 anos vítima de câncer e de outras complicações orgânicas. O corpo de Pinto chegou ao Parque das Acácias em João Pessoa por volta das 22h de ontem para o velório, que seguiu normas sanitárias decorrentes das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Foram muitas as homenagens prestadas ao artista, antes mesmo da chegada do corpo. Grande quantidade de músicos e admiradores se reuniu ao som do forró para dar o adeus ao paraibano ilustre. A cerimônia da despedida está programada para hoje na cidade de Patos, Vale dos Espinharas, onde haverá o sepultamento no Cemitério Memorial.
Antes, foi programada uma parada em frente ao Parque do Forró, na cidade de Santa Luzia, no Vale do Sabugy. Pinto do Acordeon foi figura de destaque durante inúmeros festejos juninos em Santa Luzia, sempre atraindo público expressivo, de admiradores fiéis, conforme lembrava, ontem, o ex-prefeito da cidade, Ademir Morais (DEM), amigo pessoal do artista e que o contratou para apresentações. “A Paraíba perdeu um dos seus valores mais queridos”, comentou Ademir, lamentando a morte de Pinto do Acordeon. Em vídeo nas redes sociais, a cantora Elba Ramalho manifestou pesar pela morte do “nosso grande artista, forrozeiro de primeira linha Pinto do Acordeon, meu conterrâneo do Sertão”.
Elba Ramalho afirmou que Pinto do Acordeon teve uma vida dura, uma vida difícil, mas se tornou um vencedor. “Conseguiu transformar tudo que era triste, tudo que era difícil, em alegria. E deia um grande legado. Pinto não foi embora, a sua obra está aí para a gente usufruir”, ressaltou Elba Ramalho, que, como Pinto do Acordeon, é natural de Conceição, no Vale do Piancó. Vários outros artistas, autoridades, deputados, líderes políticos e pessoas do povo manifestaram-se com condolências pela morte de Pinto do Acordeon. A Câmara Municipal de João Pessoa também manifestou pesar, lembrando a sua atuação no exercício do mandato de vereador na década de 1990.