Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) avalia que é insuficiente a reabertura parcial das empresas de alimentos, bares e academias em João Pessoa, medida que ele já vinha defendendo há semanas como parte da flexibilização de atividades na vigência da pandemia do novo coronavírus. “Com regras claras, orientação e segurança é possível fazer mais”, enfatizou ele, dizendo-se preocupado com as profundas dificuldades financeiras enfrentadas pelos empreendedores que foram obrigados a encerrar suas atividades nos últimos meses.
– É urgente oferecer linhas de crédito para que as empresas possam reabrir e recontratar os trabalhadores, comprar insumos e fazer a preparação sanitária necessária à retomada – cobrou o parlamentar. Segundo Ruy, o governo do Estado e a prefeitura de João Pessoa têm como fazer isso oferecendo linhas de financiamento especial por meio do Empreender e do Banco Cidadão. Adverte, ainda, que é preciso prorrogar os pagamentos de impostos por um prazo suportável, “como temos defendido desde o início da pandemia”.
Ruy Carneiro formulou fortes críticas à falta de decisão do Estado e do município, que, a seu ver, impuseram um fechamento das atividades por tempo demasiadamente longo. E indagou: “Quem vai pagar pelos prejuízos causados às empresas e às pessoas que perderam seus empregos? Já estava claro que era possível fazer a reabertura gradual e segura há muito mais tempo. Mas seguraram uma decisão equivocadamente e deixaram as empresas, as micro, pequenas e grandes, sem faturar e sem poder pagar funcionários”. Na opinião do deputado tucano, outras medidas já são possíveis de adoção imediata, como a permissão de frequência às praias, o que também é importante à retomada de atividades econômicas para milhares de famílias.
– Existem diversos modelos adotados no mundo, maneiras de garantir o distanciamento social nas praias. Portanto, é mais um erro que se comete, causando prejuízos imensos à cidade – avalia Ruy carneiro.