Nonato Guedes
Uma homenagem póstuma ao deputado Genival Matias (Avante), que faleceu no último dia 19 de julho após cair de uma moto aquática na praia de Serrambi, Pernambuco, foi prestada, ontem, durante sessão remota, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a veiculação de um vídeo contendo depoimentos de parlamentares que destacaram as qualidades políticas e humanas do parlamentar. O presidente do Poder, deputado Adriano Galdino, abriu espaço para que os parlamentares prestassem suas homenagens, individualmente. Todos os depoimentos serão transformados em documentário que a Assembleia vai preparar.
A deputada Camila Toscano, do PSDB, comparou o desaparecimento de Genival Matias com “algo surrealista”, dizendo que, de uma hora para outra, o colega não está mais entre os expoentes da Casa de Epitácio Pessoa. “É uma lição para todos nós. Perdi recentemente meu pai (Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira) e sei o quanto é difícil a perda. Somente Deus para dar força e nos guiar com a vida como um todo. Ficam meu respeito a Genival como colega e minha solidariedade a cada um. Que nós possamos seguir em frente”, aduziu. Já o deputado Felipe Leitão, que acompanhava Genival Matias durante passeio de jet seki quando houve o infausto acontecimento, destacou a capacidade conciliadora do parlamentar.
– Foi com seu jeito conciliador que ele conseguiu, muitas vezes, juntar oposição e situação. Eu o conhecia antes de ser deputado estadual e já nutria por ele sentimentos de carinho e respeito. Quando também fui eleito, tivemos oportunidade de estreitar os laços. A nossa amizade extrapolou as barreiras do plenário da Assembleia. Nós tivemos uma convivência familiar. Pode não ter sido a amizade mais duradoura, mas foi a mais verdadeira. Para mim, esses dias têm sido muito duros – relatou o parlamentar. O deputado João Bosco carneiro complementou: “Genival Matias era um grande líder e foi um grande companheiro nessa atual legislatura”. Já para o deputado Athaydes Mendes (Branco), a morte de Genival Matias significou uma perda inestimável para a Paraíba.
Branco Mendes frisou que a perda do parlamentar reflete o sentimento profundo em relação a um homem público que só soube fazer amizades quando da sua militância na atividade política. “Convivi muitos anos com ele e sei o tamanho do seu coração e índole. A Paraíba perdeu um grande pai de família e político e nós só temos a lamentar”. O presidente Adriano Galdino foi enfático ao mencionar o espírito solidário de Genival Matias, que era vice-presidente da Assembleia Legislativa. “Durante a minha presença nesta Casa, sempre esteve ao meu lado, dividindo as dificuldades e nunca se furtou de me ouvir, de ajudar e de propor soluções. A ausência dele vai tornar mais árdua a minha estadia na presidência”, concluiu.