Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentará hoje às 19h, em transmissão ao vivo pela internet, o nome da ex-secretária de Educação do município Edilma Freire como candidata do Partido Verde à sucessão, nas eleições de novembro. Nas últimas horas, Cartaxo, que é presidente do diretório estadual do PV, caiu em campo para assegurar a unidade do seu grupo político e o empenho pela eleição da pré-candidata que fará sua estreia na disputa de mandatos. Promoveu reunião com cinco vereadores do PV na Câmara – Milanez Neto (líder do governo), João Bosco (Bosquinho), Lucas de Brito, João dos Santos e Humberto Pontes.
Na oportunidade, conforme vazou para a imprensa, o prefeito destacou o legado da Educação na sua gestão e pediu comprometimento dos aliados na defesa dessa bandeira e da continuidade do projeto administrativo empalmado por ele há quase oito anos. O líder Milanez Neto afirmou confiar na unidade do esquema, destacando a importância da continuidade de um projeto que, na sua opinião, mudou João Pessoa para melhor, com investimentos nos mais diversos setores. Luciano Cartaxo teria deixado claro que não medirá esforços para que vereadores candidatos à reeleição e outros postulantes do PV tenham êxito. Entre aliados do alcaide, a projeção é de eleição de sete representantes na Câmara Municipal.
Luciano, ao mesmo tempo, empreendeu gestões para atrair o apoio à candidatura de Edilma Freire de outros ex-secretários que se desincompatibilizaram de pastas na administração para ficarem disponíveis para uma possível indicação ao páreo de prefeito. Da parte das ex-secretárias Socorro Gadelha (Habitação) e Daniella Bandeira (Planejamento) o pacto teria sido firmado, havendo dúvidas quanto ao ex-secretário Diego Tavares, do Desenvolvimento Social, que teria ficado inconformado com sua preterição como candidato. O anúncio do nome do candidato do PV será coordenado pelo diretório municipal do PV de João Pessoa, presidido por Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito, chefe de gabinete da administração e ex-candidato a governador em 2018.
Em nota à imprensa, o diretório municipal do PV ressalta que o anúncio através de “live” faz parte da estratégia de respeito às medidas de isolamento social previstas diante da pandemia do novo coronavírus, em que se inclui a recomendação para evitar aglomerações. Segundo a nota do partido, no início deste ano o prefeito fez uma reunião com a militância do Partido Verde, ficando decidido que seria realizada uma consulta interna. “Após ouvir as instâncias partidárias, chegou o momento de apresentar o nome”, acrescenta a nota, informando que a transmissão será realizada por meio do site www.partidoverdepb.com.br. A direção ressalta que Luciano comanda a Capital paraibana desde 2013 e que a candidatura a ser anunciada está comprometida com o projeto “que vem mudando a qualidade de vida dos pessoenses, com um modelo de gestão por resultados reconhecido e premiado nas mais diversas áreas”.
Assessores do prefeito confirmaram que os últimos entendimentos políticos para sacramentar a definição da candidatura à sucessão de Luciano foram fechados ontem em meio a diálogo com vereadores e outras lideranças políticas integradas ao grupo do gestor. O líder Milanez Neto já saiu do encontro apregoando a “excelência” imprimida pela gestão de Cartaxo ao setor educacional de João Pessoa, com inovações que possibilitaram a oferta de ensino público de qualidade, que serve como modelo para outras regiões do país. Ele observou, porém, que a gestão de Cartaxo deve ser analisada não apenas pela Educação, mas “pelo conjunto de investimentos” com vistas a fazer João Pessoa avançar em padrões urbanísticos e qualidade de vida, tal como atestado por organismos isentos. A pressão em torno de Cartaxo para definição de candidatura vinha se intensificando desde o ano passado, mas ele procurou conciliar o projeto político com a prioridade administrativa e, excepcionalmente este ano, com o enfrentamento à pandemia do coronavírus.