Nonato Guedes
O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) confirmou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro está se desligando do bloco oposicionista na Assembleia Legislativa e passa a integrar a base aliada do governador João Azevêdo (Cidadania), decisão que foi discutida e aprovada pela Executiva estadual e referenda pela direção nacional da legenda, comandada por Levy Fidelix. A aliança, porém, não afeta a pré-candidatura de Carneiro, que é presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da ALPB, a prefeito de João Pessoa. O parlamentar, inclusive, disse estar confirmada a presença efetiva do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, na sua campanha.
A estratégia de Eduardo Carneiro é a de atrair o Cidadania para sua pré-candidatura, que, conforme explica, pretende apresentar um projeto inovador na disputa à prefeitura conectado com os anseios da população de João Pessoa. “Vamos intensificar ainda mais a nossa pré-candidatura e trabalhar para atrair o apoio de importantes legendas como o Cidadania”, comentou. No partido do governador dois postulantes à indicação são especulados até agora: os vereadores Bruno Farias e Léo Bezerra, mas a cúpula ainda não bateu o martelo. Eduardo Carneiro é o segundo deputado de oposição a aderir ao governo Azevêdo – antes dele, o emedebista Raniery Paulino renunciou à liderança do bloco da minoria na Assembleia, justificando que iria se compor com o governo em retribuição ao apoio de Azevêdo à candidatura do seu pai, o ex-governador Roberto Paulino, a prefeito de Guarabira.
O deputado Eduardo Carneiro destacou a importância da interação com o governo para o momento pós-pandemia do novo coronavírus. Ele se prontificou a atuar como elo entre os segmentos produtivos do Estado e o Poder Executivo, com vistas a estimular a geração de empregos e desenvolvimento para o Estado, advertindo que a crise do desemprego é grave e que diversos setores estão sem perspectivas para a retomada das atividades quando cessar a calamidade. Na opinião do presidente estadual do PRTB, Fábio Carneiro, o partido tomou uma decisão pensada e madura ao se aliar ao governo João Azevêdo, principalmente levando em consideração o atual momento e a necessidade de unir forças para que a Paraíba supere a crise gerada pela pandemia.
Fábio Carneiro, avaliando a conjuntura geral vivida pela população, afirmou que inicialmente os esforços se voltaram para salvar vidas com uma estratégia de controle da pandemia. “O desafio, agora, passa a ser o de oxigenar a economia para que haja uma recuperação econômica e retomada dos empregos. Temos que voltar nossa atenção para este momento pós-pandemia e trabalhar com afinco para o restabelecimento da atividade econômica, gerando emprego e renda para o povo da Paraíba”, acrescentou.