Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) confirmou ontem à noite, em transmissão ao vivo pela internet, que a professora Edilma Freire, ex-secretária de Educação, é a pré-candidata do seu grupo político para concorrer às eleições de novembro à prefeitura. Presidente estadual da legenda, o alcaide apontou qualidades como eficiência, sensibilidade e experiência em gestão como fatores que pesaram na escolha de Edilma. Por sua vez, a pré-candidata afirmou: “Com muita alegria e orgulho aceitei representar o nosso modelo de gestão nesta disputa eleitoral. Já fizemos muito por nossa Capital e queremos fazer muito mais. Continuar avançando e cuidando do nosso bem maior, nossa gente”.
O nome de Edilma era um dos quatro colocados para a disputa no esquema liderado pelo atual prefeito e ganhou força nos últimos meses quando se intensificaram as especulações. Luciano fez um balanço da gestão, ressaltando as ações desenvolvidas para sanear contas públicas e investir em obras e em setores estratégicos como educação e saúde. Destacou, então, que a Educação foi a área que mais avançou e disse que Edilma promoveu uma verdadeira “revolução silenciosa”. E mais: “Aprendi com Edilma que a Educação é a mãe de todos os programas sociais”. A pré-candidata lembrou ter atuado como conselheira tutelar e disse ter percorrido a cidade para conhecer a realidade das escolas e as condições sociais das pessoas.
– Fundamos a maior rede de creches da história desta cidade, montando uma estrutura que possibilitou que as famílias que precisam trabalhar deixem os filhos menores abrigados – acrescentou. Pedagoga formada pela Universidade Federal da Paraíba, Edilma atua na educação em João Pessoa há mais de 20 anos. Foi professora de escola pública, diretora de creche, conselheira tutelar e há quase oito anos estava à frente da secretaria de Educação municipal, tida como uma das pastas mais importantes e complexas da gestão. “Enfrentamos desafios históricos porque entendemos que não podemos descansar na busca das melhorias para a vida da população. Chegamos aos bairros fortalecendo nosso ensino infantil, levando creches dentro de um padrão de qualidade que até então não havia na cidade. Implementamos o ensino integral em nossas escolas, superando as metas do Plano Nacional de Educação. Tiramos diversas crianças da invisibilidade, quando preparamos nossa rede para receber as crianças com deficiência. É esta forma de governar que queremos continuar garantindo na nossa cidade, um modelo de gestão que olha para as pessoas, encara desafios e busca promover as transformações sociais”.
Luciano Cartaxo, ao enfatizar que Edilma tem as credenciais necessárias para fazer João Pessoa seguir avançando e cuidando das pessoas, comentou: “O Partido Verde não lançaria um político profissional, um político com ideias do passado, um político denuncista ou uma pessoa que não tem experiência em gestão pública. Nosso nome é um nome técnico, com experiência em gestão e compromisso em cuidar das pessoas. Edilma mostrou que tem sensibilidade para seguir cuidando da nossa população. É uma gestora forte, que tem compromisso com a cidade e tem trabalho com resultados apresentados. Vencemos em 2012, vencemos em 2016 e junto com Edilma Freire e nossa militância vamos vencer em 2020”.