Nonato Guedes
A edição 2020 da festa de São João na cidade de Campina Grande, que havia sido adiada para outubro, foi cancelada em definitivo por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi anunciada em live no Facebook pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD), que disse: “Com profunda tristeza, a gente anuncia que não será possível, infelizmente, realizar o evento neste ano. Só vamos desejar toda sorte do mundo para o próximo ano (para que o São João de Campina Grande aconteça em 2021)”. O gestor argumentou que a medida foi tomada tendo em vista o cancelamento de outras festividades em todo o Brasil como, por exemplo, o Réveillon no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana.
Explicou ainda que o chamado “maior São João do Mundo” constitui evento de repercussão nacional, atraindo também, turistas do exterior e que está preocupado com a preservação da vida, da saúde das pessoas. A festa ocorre tradicionalmente no mês de junho no Parque do Povo, no centro de Campina Grande. Neste ano, homenagearia o cantor Gabriel Diniz, morto em uma queda de avião no ano passado e contaria com apresentações de Elba Ramalho, Gustavo Mioto, Wesley Safadão, entre outros artistas. Em março, a prefeitura de Campina Grande havia anunciado que a festividade seria adiada para o fim do ano, entre os 9 de outubro e 8 de novembro, coincidindo com a celebração do aniversário de fundação da Rainha da Borborema.
A cidade de Caruaru, Pernambuco, que rivaliza com Campina Grande na promoção da festa junina, já havia cancelado a programação deste ano, reconhecendo a inviabilidade devido à proibição de aglomerações, conforme recomendações de autoridades sanitárias. Romero Rodrigues, em Campina Grande, relutou o quanto pôde em cancelar o festejo, tendo optado pelo adiamento, na expectativa de que houvesse uma queda substancial nas estatísticas de casos do coronavírus no seu município. Ele esteve sob forte pressão, também, de setores do comércio e da indústria, temerosos de consequências negativas com a ausência de faturamento num evento que se consolidou há 36 anos no calendário. Em junho, em datas propriamente ditas de São João, foram promovidas “lives” de artistas como Elba Ramalho, acompanhadas por redes sociais. Romero e sua equipe avaliaram, posteriormente, que não havia mais como esperar notícias favoráveis no curtíssimo prazo e fez o anúncio do cancelamento. Este é o último ano do seu segundo mandato à frente da prefeitura de Campina Grande.