Nonato Guedes
O senador cearense Tasso Jereissati prestigiou, ontem, dia primeiro de agosto, a quarta edição do Seminário “Capacitar PSDB Paraíba” que contou com a participação de filiados, lideranças e pré-candidatos da agremiação em todo o Estado, através de videoconferência.. Jereissati, na oportunidade, discorreu sobre a história do partido no Brasil desde a sua fundação por políticos que eram oriundos do PMDB. Os participantes também acompanharam os debates sobre as convenções online, plataforma “PSDB Digital” e sobre o planejamento para se chegar à vitória nas urnas.
Coube ao presidente estadual do PSDB e deputado federal Pedro Cunha Lima fazer a abertura da nova edição do Seminário. Ele saudou e agradeceu aos participantes e, ao enaltecer o senador Tasso Jereissati a ele referiu-se como um político que sempre lutou pelo Brasil. “Tasso nos presenteou com a história do PSDB e seu posicionamento ao longo dos anos nas principais decisões no país”, comentou o parlamentar. Já o ex-senador Cássio Cunha Lima, além de saudar o ex-governador do Ceará, destacou a relevância do “Capacitar PSDB Paraíba”. Na sua definição, Tasso “é um homem de cabeça jovem e arejada, um talento que não pertence só ao PSDB ou ao Ceará, mas a todo o Brasil, um orgulho para todos por essa capacidade e visão contemporânea moderna e progressista, com posições coerentes e éticas”.
O senador pelo Ceará agradeceu as referências elogiosas que lhe foram feitas, disse que o deputado Pedro Cunha Lima é um talento que a vida pública não pode perder nunca e que a Paraíba deve reconhecer isso. Ao dissertar sobre a história do PSDB, Tasso lembrou a grande aliança formada contra a ditadura militar (1964-1985) para iniciar a transição democrática, passando pela atuação no PMDB até a formação da dissidência que resultou na criação do PSDB. Sobre o Partido da Social Democracia Brasileira, salientou que ficou conhecido como um partido de quadros, “pequeno, mas disposto a se manter firme nos seus ideais”. O senador cearense aproveitou, então, para defender a necessidade de reconstrução do partido. Da mesma forma, disse que é relevante “mostrar que esse país não tem futuro com uma polarização entre direita e esquerda”.
A primeira palestra do Seminário do PSDB paraibano foi ministrada pelo doutor em Gestão de Recursos Naturais, Mestre em Administração de Recursos Humanos Gustavo Nogueira, também MBA em Planejamento de Marketing e especialista em Qualidade e Produtividade. Ele falou sobre o planejamento das campanhas eleitorais e as motivações para a vitória nas urnas. O advogado Gustavo Kanffer, do PSDB nacional, teceu comentários sobre as possibilidades para a realização das convenções online autorizadas para este ano pelo Tribunal Superior Eleitoral, por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Kanffer ainda apresentou aos participantes do Seminário as diversas possibilidades que são oferecidas pela Plataforma PSDB Digital.
A coordenadora do PSDB Mulher na Região Nordeste, ex-deputada paraibana Iraê Lucena, apresentou a Plataforma PSDB-Mulher: Pré-Campanha 2020”, que é uma ferramenta digital capaz de garantir que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as candidatas tucanas tenham suporte para fazer suas campanhas eleitorais. De acordo com Iraê, a meta é ampliar a participação feminina na política e obter o mesmo êxito que as tucanas tiveram nas eleições de 2018, quando elegeram a maior bancada feminina da Câmara dos Deputados. A ex-deputada salientou que a ferramenta é focada em cinco pilares: Plataforma Digital PSDB-Mulher, Eventos Virtuais; Editorial; Capacitação e Ação de Comunicação, com a implementação de ações de comunicação interna e externa com vistas a buscar o maior número de mulheres a se engajarem na política com geração de conteúdo e estratégias. A quinta e última edição do “Capacitar PSDB Paraíba” está agendada para o dia 22 deste mês, conforme revelou o tesoureiro e mediador da Capacitação, André Coelho.