Os ônibus vão circular excepcionalmente hoje, feriado em homenagem à padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, e ao aniversário da Capital da Paraíba, que completa 435 anos. Apesar da pandemia do novo coronavírus, que impôs a adoção de medidas de restrição social e cancelou inúmeros eventos do calendário há pelo menos quatro meses, os pessoenses homenageiam a terceira cidade mais antiga do Brasil com manifestações virtuais, em redes sociais e outros meios de comunicação. A Câmara Municipal preparou uma programação especial em seus meios de comunicação para permitir que a população possa participar da celebração.
A TV, a rádio e as redes sociais do legislativo pessoense exibem uma série de entrevistas produzidas com personalidades locais, políticos e moradores, que declararam seu amor e sua ligação com a cidade. Desde a última quarta-feira estão sendo divulgadas nas diversas plataformas de Comunicação da CMJP mensagens de feliz aniversário, e os melhores vídeos e manifestações vão aparecer na programação deste 05 de agosto. Por sua vez, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba preparou uma programação especial para esta quarta-feira com duas atividades on-line, transitando entre o popular e o erudito. As exibições acontecem a partir das 19h no canal da Funesc no Youtube, começando pela edição estendida do projeto De Repente na Rede. Em seguida, às 19h30, será exibida uma compilação de melhores momentos de concertos populares da Orquestra Sinfônica da Paraíba com artistas convidados.
No De Repente Especial o apresentador Iponax Vila Nova declama versos de oito repentistas em homenagem à capital paraibana. O repertório apresenta trechos dos poetas repentistas Ivanildo Vila Nova (PE), Antonio Lisboa (RN), Felipe Pereira (RN), Zé Viola (PI), além dos paraibanos João Lourenço, Nonato Neto, Raimundo Caetano e Rogério Meneses. Em todos eles, o tema é a cidade de João Pessoa, exaltando sua belezas e peculiaridades. Em seguida entra no ar uma edição com os melhores momentos de concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, todos realizados na data de 5 de agosto sob a regência do Maestro Luiz Carlos Durier, incluindo a inauguração do Teatro Pedra do Reino, que teve como convidada Zélia Duncan. O público também poderá rever as participações de paraibanos como Zé Ramalho, Cátia de França, Maria Juliana, Nathalia Bellar e Chico César em apresentações realizadas nos anos de 2015 a 2018.
Para o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, João Corujinha (PP) o aniversário de 435 anos de João Pessoa está marcado por grandes desafios que virão. “Estamos vivendo um novo tempo com muitas adversidades. Mas é exatamente na tempestade que conseguimos perceber ainda mais as qualidades de nosso povo, que não abaixa a cabeça e tem força para ir à luta todos os dias. É essa mensagem de esperança e otimismo que quero trazer para todos hoje. Não tenho dúvidas de que juntos vamos enfrentar todos os obstáculos impostos pela pandemia e continuaremos sendo uma cidade próspera”, frisou. A vereadora Eliza Virgínia, também do PP, emendou: “São 435 anos de uma cidade linda, maravilhosa, que cresceu exuberante, vendo o sol nascer primeiro nas Américas. Que pena que hoje não podemos desfrutar totalmente deste paraíso em função de uma pandemia. Entretanto, a cada dia está mais perto de sairmos dessa pandemia. Vamos vencer essa luta juntos, nos reerguermos e ficarmos mais firmes”.