Nonato Guedes
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) abriu um canal de diálogo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) logo após reunião realizada entre prefeitos paraibanos e a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas). Com isso, a Federação presidida pelo prefeito de Sobrado, George Coelho, deu início a um debate nacional de temas considerados prioritários para o municipalismo como o parcelamento especial do INSS, a recomposição do Fundeb, a normatização da Portaria da Saúde 1666 para investimentos na área e ainda a flexibilização nos índices constitucionais da educação durante a pandemia.
– Abrimos esse canal de diálogo com a CNM e também com o Congresso Nacional por meio da senadora Daniella Ribeiro para que possamos discutir e defender os temas que são prioritários para os municípios brasileiros. Mais uma vez a Paraíba, com a união dos prefeitos associados à Famup, pauta temas importantes no debate nacional. Continuaremos nosso trabalho para garantir o fortalecimento dos municípios e consequentemente uma melhor qualidade de vida para nossa população – enfatizou George Coelho. Ele ressaltou a atuação, nesse contexto, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, GlademirAfroldi, que, a seu ver, está comprometido com o fortalecimento do debate no âmbito do Congresso Nacional.
Argumenta o presidente da Famup que os prefeitos precisam de apoios para os temas que consideram fundamentais neste momento de extrema dificuldade que enfrentam, agravada pela pandemia do novo coronavírus. “Posso afirmar que os prefeitos que integram a Famup estão unidos e participando ativamente de todas as discussões”, frisou. George admitiu que idealizou a construção da ponte para uma reunião entre a CNM e a senadora Daniella, o que aconteceu na segunda-feira, tendo sido útil para reforçar a pauta de reivindicações dos prefeitos e definir os próximos passos. “Temos que amarrar bem os temas defendidos para que eles possam ser apresentados bancada federal e, também, às bancadas federais de outros Estados”, concluiu.