Nonato Guedes
Ao participar, ontem, da plenária virtual do Orçamento Democrático 2020 da Segunda e Quarta Regiões, polarizadas respectivamente pelos municípios de Guarabira e Cuité e que compreendem mais de trinta municípios, o governador João Azevêdo destacou a importância de uma região como o curimataú ter priorizado, em 2019, praticamente 99% de seus pleitos na área da Educação. “Isso me deixa extremamente feliz por acreditar, piamente, que para transformar a realidade das pessoas o caminho é, sem dúvidas, a educação”, frisou.
De acordo com o chefe do Executivo, “quando uma região inteira prioriza a Educação nós sabemos que essa região está no caminho extremamente correto”. Ele destacou, ainda, que o Estado possui atualmente 646 unidades escolares, e, destas, 450 já passaram por reformas. “Nossa meta é levar até o final do nosso mandato a reforma às 646 escolas para que possamos dotá-las de melhores condições físicas, sabendo que esse não é o único diferencial para a educação, claro, mas, também, a participação de cada protagonista”. Até o próximo dia 16, de acordo com o cronograma divulgado pelo governo do Estado, a população poderá acessar o site digital.pb.gov.br para votar nas três ações que considera prioritárias em sua região.
Em sua participação na plenária virtual, o governador João Azevêdo realizou, também, a prestação de contas das iniciativas empreendidas pelo governo do Estado em cada região, além de assinar autorizações para a efetivação de obras e licitações. Considerou que o saldo tem sido extremamente positivo no sentido de favorecer as demandas que estão sendo intermediadas diretamente com o governo do Estado. O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual Célio Alves ressaltou a importância da participação fundamental dos conselheiros regionais. Avaliou que é um “trabalho dedicado” dos conselheiros, que fazem a interlocução entre a população e o governo do Estado, construindo conjuntamente a Paraíba diferente a cada dia.