Nonato Guedes
Ao externar em nota oficial seu mais profundo pesar pelo falecimento do médico anestesiologista Geraldo Arnaud de Assis Júnior (Doutor Geraldinho), no dia de ontem, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba registrou que foi o décimo profissional vitimado por Covid-19 no Estado. “Neste momento de tristeza, o CRM-PB presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos”, pontuou o CRM-PB, lembrando que não apenas médicos mas outros profissionais da área da Saúde continuam na linha de frente do combate ao coronavírus e, em regra, tornam-se expostos à contaminação e aos riscos nesta fase de emergência. O doutor Geraldo Arnaud tinha 63 anos e foi vice-prefeito da cidade de Pombal, no Sertão paraibano.
O Conselho Regional de Medicina informou que continua monitorando a situação de enfrentamento à pandemia de coronavírus no Estado, através de Comissão criada especificamente com esse objetivo. Uma inspeção feita no município de Baía da Traição, a 85 km de João Pessoa, constatou que não há pronto atendimento médico ou unidade hospitalar. Os quase nove mil habitantes da cidade – que desde o início da pandemia já registrou 496 casos de Covid-19 e cinco óbitos pela doença – contam apenas com unidades básicas de saúde. No entanto, o posto de triagem da principal Unidade Básica de Saúde da Família Antônio Palitot estava sem realizar atendimentos e sem médicos no momento da visita do Conselho no início da tarde de ontem.
– Infelizmente, a população da cidade está desassistida. Os casos leves, relacionados ao novo coronavírus, são encaminhados para as unidades básicas de saúde. Estas unidades realizam o teste rápido para a Covid-19. Já os casos graves são direcionados para Mamanguape, que possui um hospital regional. Para esses casos, portanto, perde-se um tempo precioso para que vidas sejam salvas, uma vez que estes pacientes não recebem qualquer assistência inicial até que cheguem ao hospital de referência – afirmou o vice-presidente do CRM, Antônio Henriques. O conselheiro e membro da Comissão de enfrentamento ao coronavírus Bruno Leandro de Souza acrescentou que o CRM irá encaminhar o relatório da visita ao Ministério Público Estadual para que tome ciência e as providências que julgar necessárias. Além do mais, será solicitado aos gestores municipais um planejamento para o atendimento de urgência e emergência à população em período integral.
A visita do CRM-PB fez parte da ação Médicos Contra o Coronavírus, que está percorrendo vários municípios do Estado para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19, assim como orientar pedagogicamente os médicos sobre as práticas para prevenir a contaminação das equipes de trabalho e dos pacientes. Em relação ao médico Geraldo Arnaud de Assis Júnior, ele teve três paradas cardíacas sucessivas, sendo reanimado em duas delas, mas não resistiu na terceira e faleceu. Ele foi vice-prefeito de Pombal durante a gestão da deputada Pollyanna Dutra (PSB).