Nonato Guedes
O senador José Maranhão, presidente do diretório regional do MDB, agitou os meios políticos de João Pessoa nos últimos dias ao dialogar com interlocutores diferentes que têm interesse na eleição para prefeito este ano, como o gestor Luciano Cartaxo (PV), que indicou a ex-secretária de Educação Edilma Freire como pré-candidata do seu esquema e o deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, que é pré-candidato à sucessão. Maranhão deixou claro, todavia, que considera essas conversações naturais, como parte do processo democrático mas reafirmou que está mantida a pré-candidatura do radialista Nilvan Ferreira pelo MDB.
Chegou a enfatizar que a candidatura de Nilvan para prefeito de João Pessoa é irrevogável e inegociável. E fez um alerta: “O histórico de luta e integridade do MDB não compactua com conchavos políticos inadequados. O que têm existido são diálogos para composição de chapa, onde ouvimos pretensos candidatos a vice-prefeito. Ouvi e seguirei ouvindo quem estiver em busca de dialogar com o respeito e a postura que inspiram este partido e minha vida pública, marcados pela democracia e o diálogo. Reitero que a nossa luta está só começando. Caminhando juntos e com a força do povo, vamos mudar a realidade dos cidadãos pessoenses”. O pré-candidato Nilvan Ferreira, em declarações à reportagem, se disse tranquilo e confiante na palavra do senador Maranhão, que o convidou para defender a legenda na disputa.
Em sua residência no Altiplano Cabo Branco, o senador José Maranhão também recebeu a visita do ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que tenta fortalecer sua pré-candidatura à sucessão de Luciano Cartaxo pelo PP. O radialista Nilvan Ferreira reitera, sobre a conversa de Luciano Cartaxo com Maranhão: “É mais do que normal que um prefeito da capital e um senador se encontrem e conversem. Isto não significa, necessariamente, que o prefeito vá retirar a candidatura do Partido Verde ou que o MDB cogite retirar a candidatura pré-lançada”. Não foram confirmadas as versões espalhadas por alguns portais noticiosos de João Pessoa sobre possível desistência de Edilma Freire como candidata a prefeita e seu remanejamento para uma vaga de vice em composição do PV com outra legenda.
Apurou-se que nem todos os vereadores da base de sustentação do prefeito Luciano Cartaxo na Câmara pessoense votarão em Edilma Freire, uma vez homologada a sua candidatura que foi anunciada em transmissão via redes sociais pelo atual alcaide que está concluindo seu segundo mandato. Entre esses vereadores está o próprio presidente da Câmara Municipal, João Corujinha, do PP, que invoca razões de fidelidade partidária para se compor com a candidatura do ex-senador Cícero Lucena. Ao formalizar o anúncio da pré-candidatura de Edilma Freire, Luciano Cartaxo justificou que a escolha se deveu ao trabalho por ela empreendido na Educação, onde, segundo disse, fez uma “revolução silenciosa”. Expressou, ao mesmo tempo, que Edilma é garantia da continuidade de “um projeto administrativo que tem dado certo e que tem transformado profundamente a Capital de todos os paraibanos”.