Flávio Asevêdo
De cara nova. É assim que já está o primeiro trecho do principal corredor da Capital, a Avenida Epitácio Pessoa, dentro do conceito de ‘Avenida Passeio’. O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta quarta-feira (12), a primeira etapa da requalificação total da via, como parte da programação de entregas em comemoração aos 435 anos da cidade. A maior intervenção de ponta a ponta da avenida, promovida pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está modificando o seu perfil, fazendo uma reestruturação total em um moderno projeto que alia tecnologia e urbanismo, tornando a avenida mais humanizada e um verdadeiro espaço de compartilhamento e de permanência pelas pessoas.
“A Avenida Epitácio Pessoa vem passando por sua maior transformação, se modernizando e ganhando um novo conceito. Este cuidado com as pessoas, de fazer uma gestão mais humanizada, se reflete no que estamos fazendo na Epitácio, que dá mais oportunidade para as pessoas, para os idosos e pessoas com algum grau de deficiência, de caminharem pela via de um extremo ao outro com mais segurança e conforto. Isso gera mais sensação de bem-estar e qualidade de vida. A avenida faz uma importante ligação entre o Centro Histórico e a praia e buscamos oferecer uma nova experiência de passeio, assim como na Avenida Beira Rio, que já está totalmente renovada. Nós temos carros e ônibus fazendo seus trajetos pela via, mas também queremos ver as pessoas circulando nela, contemplando um espaço mais verde, mais agradável e, sem sombra de dúvidas, mais sustentável”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A obra de requalificação é realizada inteiramente com recursos próprios e acontece desde dezembro do ano passado por etapas, com o objetivo de garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local. No espaço, além de novas calçadas que respeitam as regras de acessibilidade, como rampas e piso tátil, também já foram instalados novos canteiros e árvores, dentro de um projeto de mobilidade urbana que privilegia o uso da avenida para o passeio pelos pedestres.
Com esta obra, a Epitácio Pessoa ganha 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas estão sendo rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, passarão a ter iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.
Integração com o Largo de Tambaú – Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa se integra ao projeto do Largo de Tambaú, também com obras em execução pela Prefeitura, e a toda a calçadinha da Orla, completamente revitalizada pela atual gestão. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.
A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 1920, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população. Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite, a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá, através de 51 linhas de ônibus, com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.
Quem anda de carro conta com semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. Além disso, a via é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.