Nonato Guedes
O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, manteve reunião, ontem, Dia Internacional da Juventude, com um grupo de jovens, para discutir propostas que deverão ser inseridas no seu plano de governo na Capital, entre as quais o incentivo ao empreendedorismo juvenil e a necessidade de mais espaços para a prática esportiva e para a cultura e a arte. O encontro foi organizado pela pré-candidata a vereadora Pamela Medeiros e ocorreu de forma remota, na plataforma Zoom.
Eduardo apresentou a proposta do programa de incubadoras de empresas para estimular o empreendedorismo no segmento jovem. Destacou que por meio da criação da incubadora haverá condições para fomentar, obter financiamento e contribuir com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, em parceria com as Universidades, Sine Municipal e outras instituições. Esclareceu, ainda, o pré-candidato do PRTB que a incubadora ajuda a transformar o projeto de empresa em uma startup mais madura, garantindo aos jovens acesso a financiamento e a formação específica, além de consultoria para criação e organização do Microempreendedor Individual (MEI) e das micro e pequenas empresas.
O deputado acrescentou: “Quando se pensa em política de juventude, é preciso pensar no nosso mandato parlamentar e investir no jovem. O carro-chefe é o trabalho e incentivar os jovens que estão conosco a aprender é o caminho porque todo mundo deve se qualificar. Se não sabe, estuda, pesquisa, e, assim, aprende. É fundamental investir no potencial que cada um possui”. Questionado sobre as ações voltadas para o setor cultural, Eduardo ressaltou que a cultura paraibana é ampla, bastante diversificada, e, justamente por isso reclama investimentos maciços. “É preciso investir, por exemplo, no audiovisual, para que as pessoas que realizam esse tipo de produção possam ganhar dinheiro. Criou-se uma ideia de que é errado ganhar dinheiro. Mas a Paraíba tem uma capacidade muito grande nesse setor e é preciso olhar também para outras áreas da cultura”, enfatizou.
Eduardo Carneiro lembrou que a Capital paraibana tem hoje 132.237 pessoas com idade entre 15 e 24 anos, o que corresponde a 18% da população de jovens. Para atender a esse público, a equipe responsável pela elaboração do plano de governo do pré-candidato do PRTB tem se dedicado ao tema, cogitando, inclusive, o oferecimento de cursos profissionalizantes para jovens em parceria com entidades e com organizações não governamentais. De acordo com a proposta de Eduardo, a prefeitura municipal deverá promover seleção para contratação de estagiários e o Sine terá um programa específico para formação e qualificação para o primeiro emprego. A saúde dos jovens também é uma prioridade. O pré-candidato pretende criar o programa “Saúde para o Jovem”, com atendimento multidisciplinar e acompanhamento desse público.