Nonato Guedes
O deputado estadual Anísio Maia, pré-candidato do PT a prefeito de João Pessoa, vai apresentar um protocolo para que os candidatos a cargos nas eleições de 2020 se comprometam em realizar atividades de campanha sem colocar em risco a saúde da população na atual fase de calamidade causada pela pandemia do novo coronavírus. O parlamentar conta que decidiu tomar a iniciativa após ser confrontado com vários vídeos e fotos de pré-candidatos promovendo aglomerações e desrespeitando as orientações dos órgãos de saúde na prevenção à Covid-19.
Anísio Maia destacou que o objetivo é o de conquistar a adesão dos políticos para que cenas de aglomerações como as que têm ocorrido não se repitam e que o novo coronavírus não tenha maior disseminação na Paraíba. “A proposta desse protocolo é que todos os candidatos tenham espírito público e se comprometam a não expor a saúde da população por conta da busca de votos. Estou vendo em João Pessoa, por exemplo, candidatos, principalmente dos partidos de direita, já iniciando caminhadas pelos bairros, visitando a casa dos eleitores num processo de possível contaminação e numa agressão a qualquer sistema de saúde pública. Isso é uma coisa que não podemos admitir”, frisou o parlamentar.
Anísio Maia reforçou que um candidato que sai de casa em casa apertando as mãos das pessoas é um vetor de contaminação de qualquer vírus. E comentou que os que assinarem o protocolo sugerido por ele vão demonstrar o compromisso com a saúde pública. “Os que não assinarem estarão demonstrando que são vetores do novo coronavírus”. Na opinião do deputado petista, durante a campanha eleitoral os candidatos devem investir nos diferentes meios de comunicação e redes sociais, apresentando propostas e debatendo soluções para os problemas e desafios da população de João Pessoa. “O candidato que precisa se esconder dentro de uma casa é porque quer ter uma conversa indecorosa com o eleitor. Tudo que puder ser possível para dialogar com o eleitor deve ser usado e facilmente passado pelos canais convencionais e as redes sociais sem afetar a saúde da população”, concluiu o petista.
Por outro lado, o vereador Chico do Sindicato (Avante) afirmou que a partir de agora se incorpora à pré-campanha da ex-secretária de Educação Edilma Freire (PV) à prefeitura de João Pessoa, em reconhecimento ao trabalho por ela desenvolvido à frente da Pasta. Na noite de ontem, ele promoveu reunião com a participação do prefeito Luciano Cartaxo e da pré-candidata Edilma Freire na Associação dos Moradores do Vale das Palmeiras. Destacou, então, a importância da atuação de Edilma no bairro, beneficiando muitas mães e famílias com a construção de creches e escolas e defendendo o futuro das crianças carentes. “Hoje o Vale das Palmeiras tem outra realidade e muito disso é consequência do trabalho de Edilma no âmbito da administração de Luciano Cartaxo”, justificou.