Nonato Guedes
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), pôs fim ao suspense em torno da definição de candidatura à sucessão municipal dentro do seu grupo e confirmou que o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima, do mesmo partido, será o representante na disputa de 15 de novembro. A vaga vinha sendo pleiteada, também, pelo deputado estadual Tovar Correia Lima, do PSDB, que chegou a se desincompatibilizar da secretaria de Planejamento da administração campinense para ficar disponível a uma possível escolha como candidato a prefeito.
Em “live” feita ainda há pouco em redes sociais, quando formalizou o anúncio, Romero Rodrigues (que está concluindo seu segundo mandato e que é presidente do diretório estadual do PSD) deu a entender que houve consenso quanto à indicação de Bruno para candidato. Ele chegou a dizer que conversou com Tovar e que este “permitiu” que o grupo optasse pelo nome de Bruno, com isto sinalizando clima de unidade no processo. Bruno foi vereador, deputado estadual (com atuação marcante na Assembleia Legislativa) e em 2018 candidatou-se a deputado federal pelo Solidariedade, ficando na segunda suplência da coligação.
Ele migrou do Solidariedade para o PSD e passou a ser citado, desde o início das discussões em torno da sucessão municipal, como uma das alternativas do esquema liderado pelo prefeito Romero Rodrigues. Ainda assim, Tovar Correia Lima abriu mão de missões que lhe foram atribuídas, mantendo a expectativa de vir a ser ungido pré-candidato pelo esquema de Romero. O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deixou o prefeito Romero Rodrigues à vontade para conduzir os entendimentos dos aliados políticos, alegando confiar que o desfecho seria agregador para o esquema.
Hoje em Campina Grande, após o anúncio do nome de Bruno, surgiram versões de que há compromisso do grupo de apoio à candidatura de Tovar a deputado federal em 2022. Pelo esquema de oposição a Romero foi lançada, recentemente, a pré-candidatura da ex-secretária Ana Cláudia Vital, mulher do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB). Ela é filiada ao Podemos. Inácio Falcão e Arthur “Bolinha” também são pretendentes na disputa. O PSD de Romero deverá se compor com o PP de Enivaldo Ribeiro, com a provável indicação de Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella, para vice de Bruno Cunha Lima.