Nonato Guedes
Em meio a especulações de que poderá vir a apoiar a pré-candidatura do ex-senador Cícero Lucena (PP), o Avante prepara-se para anunciar quinta-feira, às 10h, durante entrevista coletiva na sua sede em João Pessoa, a posição a ser tomada nas eleições a prefeito da Capital no dia 15 de novembro. O anúncio será feito pelo deputado estadual Felipe Leitão, com as presenças dos deputados Taciano Diniz, Tião Gomes e Júnior Araújo. Pré-candidatos a vereador do partido em João Pessoa também confirmaram participação no acontecimento.
Felipe Leitão tem alertado filiados do Avante sobre declarações de apoio individual a pré-candidaturas, observando que a recomendação é no sentido de esperar a posição oficial da legenda, que deverá ser seguida por todos, reforçando-se a unidade interna. Felipe foi investido na primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa com a morte do deputado Genival Matias, que comandava o Avante no Estado e vinha estruturando a agremiação para as eleições municipais deste ano. Da parte dos aliados do ex-senador Cícero Lucena, há uma expectativa quanto a provável apoio do esquema do governador João Azevêdo (Cidadania) à pré-candidatura dele.
Embora expoentes do “Cidadania” não descartem o exame de candidatura própria à sucessão de Luciano Cartaxo, versões indicam que outras soluções estão em apreciação internamente. Outros rumores sinalizam entendimentos entre interlocutores do governador do Estado e o esquema do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que já oficializou a pré-candidatura da ex-secretária de Educação Edilma Freire à sucessão. Tais rumores foram reforçados pela alegação de que os laços entre o chefe do Executivo estadual e o prefeito de João Pessoa se estreitaram durante ações conjuntas desenvolvidas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.