Nonato Guedes
A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), por meio de videoconferência, participou, ontem, da celebração dos 46 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e do Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, ambos comemorados no dia 15 de agosto. Na oportunidade houve o lançamento pelo Consulado chinês no Recife da edição especial de Amizade China-Brasil da revista Nordeste. Lígia Feliciano destacou a cooperação bilateral entre os dois países, que se aproximam cada vez mais na economia, na ciência, na tecnologia e na cultura, e enfatizou a inserção da Paraíba e do Nordeste nessa parceria estratégica.
Lembrou que de 2010 a junho de 2020 o volume de comércio entre a China e a Paraíba superou US$ 1,4 bilhão. Ela citou o governador João Azevêdo, que tem dito que a formulação de políticas de inserção internacional do Estado da Paraíba privilegia a cooperação internacional para o desenvolvimento por meio do estabelecimento de parcerias em áreas estratégicas como cultura, ciência e tecnologia, “pavimentando, assim, o caminho para o estabelecimento de relações comerciais e da atração de investimentos produtivos para a Paraíba”. A vice-governadora recordou que em julho de 2019 liderou uma comitiva de paraibanos em visita de oito dias à China, com secretários estaduais e municipais, diretores de autarquias e empresários.
Em Pequim, a delegação se reuniu na embaixada do Brasil na China, no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e na China General Nuclear Power Corporation, empresa que atua na área de energia por todo o mundo. “Na ocasião me reuni com o presidente da empresa, Mr. Chen, e discutimos o protocolo Brasil-China com vistas à implantação do estaleiro de reparos em Lucena, com perspectiva de injetar R$ 3,5 bilhões na economia do Estado durante a construção e gerar seis mil empregos. Conversamos também sobre disponibilidade de mão de obra qualificada e equipamentos para o estaleiro a ser instalado na Paraíba”, reforçou.
Lígia Feliciano comentou que Brasil e China, como as maiores economias de seus respectivos hemisférios, têm juntos um papel relevante na construção de um mundo mais estável e mais equilibrado, com foco na superação dos desafios econômicos e sociais. A vice-governadora congratulou-se com as comemorações e convidou o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, o Cônsul Geral da China no Recife, Yan Yuqing e empresários chineses para que visitem a Paraíba a fim de estreitar as relações com o Estado. Eles aceitaram o convite e vão participar de encontros e seminários com autoridades e empresários paraibanos após a pandemia do coronavírus. Ao se manifestar, o embaixador Yang Wanming assinalou a importância das relações diplomáticas entre os dois países. Participaram ainda da videoconferência o diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari, Maria Eduarda Câmara e Raquel Cavalcanti, da área de Relações Internacionais da Cinep, além dos governadores Wellington Dias, do Piauí, Camilo Santana,do Ceará, e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.