Em meio a uma série de ações de conscientização em locais públicos da cidade de Alagoa Grande, Paraíba, como parte da estratégia de combate ao Covid-19, a prefeitura colocou uma faixa em frente ao cemitério, na entrada, com o alerta: “Não queremos que você more aqui”. A iniciativa chamou a atenção da mídia e foi destaque, ontem, nos noticiários da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, com a observação de que as autoridades têm intensificado a conscientização no sentido de que a população fique em casa e utilize máscaras em locais passíveis de aglomeração.
Foram produzidos outdoors também com as frases que foram colocadas em lugares de grande circulação de pessoas. “Queremos que você continue vivo”, dizem as faixas instaladas em outros pontos da cidade de Alagoa Grande. Falando à TV Cabo Branco, o secretário de saúde do município, André Fernandes, salientou que a ação já dura 40 dias e acredita que a ofensiva publicitária vem surtindo resultados. Reconheceu que o conteúdo dos apelos é muito forte, “muito duro”, mas explicou que a intenção não foi exatamente a de chocar a população e, sim, alertá-la sobre a proliferação do vírus “tão invisível e tão perigoso”. O último boletim da secretaria de Saúde do Estado atestou que Alagoa Grande registra 872 casos confirmados de Covid-19 e 19 mortes pela doença. O secretário municipal informou que a cidade conta com cerca de 250 casos de Covid-19 ativos.
– Entendemos que os moradores devem se conscientizar de que precisam fazer sua parte. Ou a gente faz nosso próprio papel ou a gente vai mudar de endereço, de forma definitiva – apregoa o secretário André Fernandes. Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo apresenta na manhã de hoje os novos protocolos e medidas referentes ao Plano Estratégico de Flexibilização com relação à pandemia do novo coronavírus. O anúncio das novas medidas de retomada acontecerá durante coletiva à imprensa no auditório do Paço Municipal, no Centro de João Pessoa. A prefeitura municipal de João Pessoa informou, por outro lado, que duas linhas voltam a circular na Capital a partir de hoje – a 101 (Colinas do Sul – Grotão) e a 600 (Val Paraíso – Manaíra Shopping). O retorno às atividades foi uma decisão da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob – JP) em seu trabalho de adequação de oferta de transporte público de acordo com a demanda de passageiros.
A respeito das novas medidas de flexibilização de atividades, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) chamou a atenção para a postura de responsabilidade que tem sido adotada, explicando que as medidas somente são autorizadas depois de minuciosa avaliação por equipes da prefeitura sobre o cenário de incidência da pandemia do coronavírus na Capital paraibana. Salientou que o rigor adotado pelas autoridades sanitárias municipais, em comum acordo com outras secretarias, tem possibilitado uma certa estabilização de casos, o que é positivo do ponto de vista de não sobrecarregar a rede hospitalar e de unidades de saúde disponibilizadas para o atendimento de casos de pacientes infectados por Covid-19. O governador João Azevêdo, enquanto isso, tem feito alertas para que haja colaboração da própria população, argumentando de forma enfática: “A pandemia não acabou”.