Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (Cidadania) inspecionou, ontem, uma série de obras cuja execução foi retomada pelo governo do Estado em João Pessoa, como serviços na Casa do Artista Popular, no Museu da Capital, na sede do novo Procon e no Centro Administrativo Estadual, vistoriando, ainda, as obras de ligações de bairros da Zona Sul e a construção do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. O chefe do Executivo ressaltou, na ocasião, a importância das obras para o fortalecimento da economia. Expressou que a retomada vem sendo feita com todos os cuidados, tendo em vista que a pandemia não acabou.
– Mas sabemos que a economia precisa voltar a funcionar para gerar emprego e renda. O Estado está realizando três grandes obras de mobilidade urbana em João Pessoa, duas delas estão na reta final e já estão sendo utilizadas pela população. Além disso, entregaremos em breve novos equipamentos de cultura para a cidade – frisou. O secretário Deusdete Queiroga, da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente ressaltou os investimentos do Estado na Capital, acrescentando que ainda será feito o trabalho de recuperação do Palácio dos Despachos, onde irá funcionar a Codata. Com a recuperação do Centro Administrativo, segundo prevê, o auditório se transformará em espaço com condições para promover treinamentos e reuniões com servidores, além de haver a recuperação das fachadas dos quatro prédios.
Por outro lado, o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, está realizando chamada pública para a apresentação de propostas a fim de selecionar laboratórios com vistas à aquisição de testes sorológicos que trabalham na detecção de anticorpos para o novo coronavírus. O edital foi publicado no Diário Oficial de ontem e as propostas devem ser encaminhadas até o dia 26 de agosto. De acordo com o edital, serão adquiridos 473.280 testes sorológicos pela metodologia Quimioluminescência ou Eletroquimioluminescência para detecção de anticorpos específicos produzidos pelo sistema imunológico contra o SARS-CPV-2. A chamada pública também inclui a cessão de um equipamento em regime de comodato por região de referência Covid-19, sendo estas João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
A secretária executiva de Saúde Renata Nóbrega afirmou que a contratação tem o propósito de atender de forma emergencial as regiões de referência Covid, que são serviços que desenvolvem ações de prevenção e combate à pandemia do coronavírus. Além de promover a continuidade das ações de vigilância em saúde no período pandêmico, no que se refere ao diagnóstico dos casos suspeitos da Covid-19 e conhecimento do perfil sorológico da população do Estado da Paraíba em relação ao SARS COV-2. “O investimento na parte de teste sorológico é para que a gente consiga qualificar ainda mais a questão do diagnóstico no Estado. A recomendação é que, para casos graves o método de RTPCR seja utilizado e que a estratégia do IgM seja para os casos leves, e para os tardios o IgC. Da parte de análise de gestão compreende-se que essa metodologia apresenta melhor resposta na comunidade científica e por isso estamos aplicando nesse novo cenário que a gente já conhece e precisa qualificar ainda mais o diagnóstico”, explicou. Os interessados deverão elaborar suas propostas comerciais contendo o valor unitário e total para os itens propostos e encaminhar para o e-mail: comissão.chamadapublica@ses.pb.gov.br, até o final do prazo previsto. Não serão aceitas propostas que não atendam às especificações do Projeto Básico.