Nonato Guedes
Fontes políticas ligadas ao esquema do governador João Azevêdo admitiram que a confirmação do nome do vereador Bruno Farias como candidato a vice poderá ser decisiva para selar o apoio do “Cidadania” à pré-candidatura do ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, do Partido Progressistas. Bruno preside o diretório municipal do “Cidadania” e colocou-se como alternativa para candidato a prefeito, na hipótese de lançamento de candidatura própria. Nos últimos dias, cogitou aceitar representar o esquema numa chapa majoritária com que o partido se coligar.
O presidente estadual do “Cidadania”, Ronaldo Guerra, garantiu que na próxima segunda-feira, 24, a posição oficial do partido sobre as eleições municipais na Capital será anunciada durante entrevista às 10h na Associação Paraibana de Imprensa. Guerra deixou transparecer que há fortes chances de composição com Cícero Lucena mas frisou que caberá ao governador João Azevêdo anunciar a posição da legenda. Ele explicou que o retardamento no anúncio foi motivado por articulações que precisaram ser feitas nas últimas horas, consultando integrantes da agremiação. A expectativa era de que já tivesse sido sacramentada a aliança.
O dirigente estadual salientou que o “Cidadania” abriu conversações e entendimentos com vários partidos para discussão de afinidades quanto a um projeto em favor do desenvolvimento de João Pessoa. E descartou qualquer preocupação, por parte dos integrantes da direção, com a suposta inelegibilidade de Cícero, que é aventada por adversários políticos do ex-prefeito, sob alegação de que ele tem pendências junto ao Tribunal de Contas da União referentes ao período em que administrou a Capital paraibana. Lucena foi eleito prefeito pela primeira vez em 1996, concorrendo pelo PMDB, sendo reeleito em 2000, após o que migrou para o PSDB, estando, agora, integrado às hostes do Partido Progressistas.
O presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande, asseverou que o partido dará todo o apoio a Cícero durante a campanha, inclusive assessorando-o no equacionamento de eventuais pendências ou óbices legais à sua candidatura à sucessão de Luciano Cartaxo. “Estamos confiantes não só quanto à elegibilidade de Cícero, como em relação ao seu desempenho nas urnas”, enfatizou Enivaldo Ribeiro. Por sua vez, o pré-candidato Cícero Lucena, ao ser indagado sobre o apoio do “Cidadania” à sua postulação, frisou que está pronto a acolher na sua coligação “todos aqueles que estiverem sinceramente interessados em trabalhar por João Pessoa e empenhar-se por solução dos problemas e desafios da cidade”. Cícero recebeu esta semana o apoio formal do “Avante”, cujo diretório municipal em João Pessoa é presidido pelo deputado Felipe Leitão, e que conta com vereadores que integravam a base do prefeito Luciano Cartaxo (PV) na Câmara da Capital.