Nonato Guedes
Diretamente de Brasília, onde atuam no Congresso Nacional, os irmãos Daniella e Aguinaldo Ribeiro, expoentes do Partido Progressistas na Paraíba, prestigiarão, por videoconferência, o anúncio que será feito em João Pessoa, também por sistema virtual, do apoio do governador João Azevêdo (Cidadania) à candidatura do ex-senador Cícero Lucena a prefeito da Capital pelo PP. A mesa na live anunciada para ocorrer em João Pessoa será formada pelo governador, pelo pré-candidato do PP e pelo secretário de Estado, Ronaldo Guerra, presidente do Cidadania na Paraíba e um dos articuladores do processo que culminará na aliança com Lucena.
A expectativa é de que, no anúncio, programado para as 11h, o esquema do governador João Azevêdo indique o candidato a vice na chapa de Lucena. Nos últimos dias os nomes mais cotados nas hostes do Cidadania foram os do vereador Bruno Farias, presidente do diretório municipal, que, inclusive, cogitou ser lançado candidato próprio a prefeito, e o do advogado Odon Bezerra, ex-presidente da OAB e ex-coordenador do Procon, irmão do deputado Hervázio Bezerra, que é da base de sustentação política do governador João Azevêdo. Tanto a senadora Daniella Ribeiro quanto o deputado federal Aguinaldo Ribeiro referendaram sem qualquer restrição o apoio à filiação de Cícero ao PP e à sua candidatura a prefeito de João Pessoa.
O aval maior, contudo, partiu do pai dos dois parlamentares, Enivaldo Ribeiro, atual vice-prefeito de Campina Grande e presidente estadual do Partido Progressistas, que considerou Cícero uma opção forte no processo eleitoral em João Pessoa e admitiu que uma vitória dele abre espaço para fortalecimento estadual da legenda. Há rumores, entretanto, de que há, da parte de Cícero, o compromisso de apoio à candidatura do governador João Azevêdo à reeleição dentro de dois anos. Os dois lados, por via das dúvidas, evitam aprofundar comentários a respeito. Da mesma forma, tanto líderes do PP como dirigentes do Cidadania confiam em que Cícero Lucena vencerá, judicialmente, pendências que pairam sobre sua elegibilidade, decorrentes de problemas em balancetes no Tribunal de Contas da União referentes ao período administrativo exercido entre 1996 e 2004 em João Pessoa.
Cícero, que tem reiterado sua inocência quanto a acusações ainda insinuadas, está em plena mobilização na pré-campanha como candidato a prefeito da Capital, preparatória à convenção que oficializará o registro de sua candidatura e as coligações no pleito majoritário. O ex-prefeito conseguiu apoios do Avante e do PMB, embora alguns vereadores do Avante em João Pessoa tenham sido flagrados, nos últimos dias, participando de atividades da pré-candidata Edilma Freire, do PV, apoiada pelo prefeito Luciano Cartaxo. O deputado Felipe Leitão, presidente municipal do Avante, entrou em campo para contornar problemas que possam afetar o compromisso da legenda com a candidatura do ex-senador Cícero Lucena.