Nonato Guedes
O governador João Azevêdo se reuniu, ontem, através de videoconferência, com o embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Todd Chapman, ocasião em que apresentou as potencialidades da Paraíba, bem como as oportunidades de investimentos e parcerias em áreas estratégicas, como turismo, energias renováveis, educação, segurança e infraestrutura hídrica. Durante o encontro virtual, o chefe do Executivo estadual também fez uma explanação acerca do trabalho do governo da Paraíba no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Dentre as ações mencionadas pelo governador está a abertura de mais de 1.300 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e de enfermaria. Ele frisou que o Estado passou pelo momento mais difícil e que a estrutura de saúde não teve colapso em nenhum momento. Salientou, por outro lado, que está sendo retomado o processo de geração de emprego e renda, com o lançamento do programa de investimentos na construção civil em todas as regiões do território paraibano. Na sua explanação, João Azevêdo realçou a qualidade da malha rodoviária, os investimentos em infraestrutura hídrica e a capacidade fiscal e de gestão do Estado.
Ele ainda pontuou possíveis oportunidades de cooperação com os Estados Unidos a partir do programa Gira Mundo, no segmento de energias renováveis e na implantação do estaleiro para reparos navais no município de Lucena e do Polo Turístico Cabo Branco, que prevê a construção de hotéis, resorts e atividades de animação turística, comércio e serviços em uma localização estratégica de João Pessoa. Acrescentou que o governo tem trabalhado fortemente para desenvolver o Estado, “que tem um grande potencial de investimentos, o que irá resultar na geração de emprego e renda para a nossa população”.
O governador, ainda no encontro, ressaltou o trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que tem o objetivo de fomentar a economia da região a partir de um esforço conjunto entre os nove Estados. Por sua vez, o embaixador Todd Chapman, parabenizou a apresentação feita pelo governante e revelou interesse de visitar a Paraíba até o final do ano para iniciar e ampliar parcerias entre o Estado e o país. “Eu vi oportunidades em vários segmentos. Fiquei interessado nos projetos do estaleiro e do turismo, no Gira Mundo, nos investimentos em energias renováveis, que deverão ocorrer de forma mais imediata, e nos setores agrícola e de água. Nós queremos estabelecer um memorando de entendimento para organizar esse trabalho de cooperação na educação, segurança e na economia”, explicou.
A reunião também contou com a participação de John Barret, cônsul-geral dos Estados Unidos da América em Recife, Catherine Griffith, cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado-Geral dos Estados Unidos em Recife, Gilmar Martins, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Rômulo Polari, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).