Nonato Guedes
Pelo menos dois pré-candidatos bolsonaristas a prefeito de João Pessoa nas eleições de 15 de novembro ficam órfãos de algum tipo de apoio do presidente da República Jair Bolsonaro no primeiro turno: o deputado estadual Walber Virgolino, do Patriotas, e o radialista Nilvan Ferreira, do MDB. Em seu perfil no Twitter, hoje, Bolsonaro (sem partido) informou que não participará das eleições no primeiro turno com apoio a qualquer candidato. Tanto Virgolino quanto Nilvan são identificados com o ideário do presidente, sobretudo no combate à criminalidade e no confronto ideológico com segmentos de esquerda.
No perfil no Twitter, Bolsonaro informou que tem muito trabalho a fazer na Presidência da República e que tal atividade tomaria todo o seu tempo num momento de pandemia do novo coronavírus e de retomada das atividades econômicas do país. Em paralelo, o mandatário informou que continua tentando viabilizar a criação do Aliança pelo Brasil, partido que se dispôs a fundar após seu desligamento das hostes do PSL, pelo qual concorreu à presidência da República em 2018. “Em comum acordo, temos conversado com três outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança”, detalhou Bolsonaro. Segundo ele, nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação.
“Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021. Boa sorte a todos os candidatos e, principalmente, aos eleitores nessas escolhas – arrematou o presidente Jair Bolsonaro. O maior contato político direto do presidente da República na Paraíba é o atual prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente estadual do PSD, que está concluindo seu segundo mandato. Bolsonaro, inclusive, foi a Campina Grande a convite de Romero e do seu grupo político para a inauguração de obra. Na atual campanha eleitoral, o prefeito Romero apoia a pré-candidatura do ex-deputado Bruno Cunha Lima, filiado ao seu partido, que terá como candidato a vice o ex-secretário municipal Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella Ribeiro, do PP.