O governador João Azevêdo lançou, ontem, durante o programa semanal “Fala, governador”, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a programação virtual alusiva à Semana da Pátria. Nos próximos dias, serão exibidos vídeos de autoridades paraibanas falando sobre a importância do Sete de Setembro e o que a data representa para militares e para a sociedade. Para evitar aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus, o desfile cívico-militar, palestras, a Corrida do Fogo da Pátria e hasteamento de bandeiras não acontecerão este ano.
Os vídeos serão veiculados diariamente nas redes sociais do governo e nas plataformas de ensino online da rede estadual de educação. Também haverá a exibição de matérias especiais sobre o dia 7 de Setembro, efeméride que assinala a proclamação da Independência do Brasil. “Nós ainda enfrentamos a pandemia do coronavírus e, por isso, se faz necessário o cuidado para evitar aglomeração. Dessa forma, as solenidades comemorativas ao Sete de Setembro não acontecerão de forma presencial, como eram feitas anteriormente, com desfiles de escolas, das unidades militares do Exército, Marinha, Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, mas de forma virtual, lembrando a importância de celebrarmos a liberdade do país e, acima de tudo, comemorar a democracia”, explicou o chefe do Executivo estadual.
Além do governador João Azevêdo, gravaram mensagens alusivas à Independência do Brasil autoridades como o comandante-geral da Polícia Militar, Euller Chaves, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo, o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes e o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca. Por outro lado, ainda em seu programa semanal, o governador informou que irá autorizar em setembro as ordens de serviço para início das obras de construção das estradas que ligam a comunidade Nazaré à BR-230, em Pocinhos; a comunidade Malhada da Roça até o entroncamento da BR-412 em São João do Cariri e a comunidade São Tomé à PB-097, em Alagoa Nova. As ações representam um investimento de aproximadamente R$ 9,5 milhões e asseguram a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população paraibana.
O governador anunciou que também serão expedidas ordens de serviço para as obras das travessias urbanas nos municípios de Alagoa Grande, Damião, Logradouro, Barra de Santa Rosa, Coremas e São Mamede, bem como da requalificação de ruas na cidade de Sousa. Os investimentos estão programados para serem iniciados no próximo mês. Além disso, o chefe do executivo informou que as travessias urbanas de Conceição, Cuitegi, Araçagi, Itabaiana, Acaú, Cubati, Juazeirinho, Lagoa de Dentro, Natuba, Uiraúna, Serra Branca e São João do Tigre estão em fase de licitação e em breve serão anunciadas as ordens de serviço para início das obras.