Nonato Guedes
A candidatura do ex-vereador e ex-deputado Raoni Mendes a prefeito de João Pessoa pelo Democratas segue firme e será oficialmente homologada em convenção municipal do partido prevista para o dia 12 próximo, das 07h às 22h, no Centro de Convenções, na Capital. Membros da legenda, senadores, deputados estaduais e federais são aguardados no encontro, que se revestirá de todas as medidas de segurança recomendadas por autoridades sanitárias em virtude da pandemia do novo coronavírus. O nome do candidato a vice-prefeito de Raoni na chapa será definido durante a convenção.
Na convenção serão discutidas e definidas as coligações para a chapa majoritária, bem como deliberado o número de candidatos a vereador pela agremiação. Este ano não haverá coligação para as chapas proporcionais, que serão definidas mediante lista elaborada pelo próprio partido. Raoni foi apresentado como nome do partido em 28 de janeiro deste ano, em um evento que contou com a participação do presidente estadual do DEM, ex-senador Efraim Morais, e do deputado federal Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara.
Efraim afirmou na ocasião: “A definição tomada foi no sentido do Democratas ter candidatura própria. E o perfil político de Raoni o credenciou para ser escolhido oficialmente como pré-candidato”. O pré-candidato do DEM visitou ontem o Centro de Reciclagem no Bairro das Indústrias em João Pessoa. “Em sua forma mais simples, a estação de reciclagem é um modo de começar a pensar em nossa cidade, pois fica comprovado que o lixo gera dividendos, emprego e renda. Infelizmente, ainda não há esse olhar vindo da atual gestão municipal”.
O pré-candidato a prefeito destacou a necessidade de avançar na política de reciclagem de resíduos, que é apontada como uma das ações eficazes, tendo em vista que parte dos resíduos pode vir a ser reaproveitada. Segundo ele, “é um potencial imenso, porém, sem nenhuma direção, auxílio, orientação do Poder Público. O que vimos foi apenas o espírito empreendedor de um cidadão que começou no seu bairro e expandiu o seu modelo de negócio”, comentou. Quase 6% do lixo coletado em João Pessoa tem sido reciclado. De acordo com Raoni Mendes, para que João Pessoa se torne uma das referências em manejo dos resíduos sólidos, é preciso investimento da prefeitura municipal, bem como uma melhor organização e, além disso, trabalhar na conscientização da população.