Nonato Guedes
“Os tempos mudaram e precisamos estar prontos para transformar as velhas formas de diálogo com a sociedade e de realização desta grande festa cívica que é o início de uma campanha eleitoral”. Foi o que afirmou o deputado federal Ruy Carneiro, ao anunciar um encontro ao ar livre, dedicado às famílias, com distanciamento social e toda a segurança necessária, ao mesmo tempo presencial e virtual. É com esse formato inovador que, segundo ele, está sendo organizada a convenção do PSDB para homologar a sua candidatura a prefeito de João Pessoa no dia 16 próximo.
A convenção está prevista para ocorrer no fim da tarde em um espaço arborizado dividido em células onde ficarão os grupos familiares e de militantes e uma equipe pronta para recebe-los com álcool em gel e produtos de desinfecção das cadeiras instaladas nos locais. As pessoas que comparecerem com crianças terão espaços próprios, adequados à recreação. Outra novidade é uma área inteiramente dedicada a animais de estimação, para quem desejar acompanhar a convenção e quiser levar o pet, já que a defesa da causa animal é uma das principais bandeiras de Ruy Carneiro. Ao mesmo tempo em que ocorre de forma presencial, com as famílias acompanhando “in loco” a apresentação da candidatura da chapa de Ruy Carneiro, haverá uma conexão com diversos grupos distribuídos pela cidade, que poderão participar do ato virtualmente, em ambientes fechados na internet.
No release divulgado com a imprensa, o “staff” do pré-candidato Ruy Carneiro não mencionou em que local fica o espaço arborizado que será palco da convenção. Ruy Carneiro apenas ressalta: “Apostamos em fazer um misto de convenção presencial, com segurança, e virtual, de modo a aproximar diversos grupos por toda a cidade”. Além de focar sua plataforma na apresentação de propostas para solução de desafios que, a seu ver, estão acumulados em João Pessoa, o candidato tucano Por outro lado, o pré-candidato do PRTB a prefeito de João Pessoa, deputado estadual Eduardo Carneiro, incluiu no seu projeto de governo três projetos que garantem o estímulo e a geração de emprego e renda na Capital. Os programas “Capital Digital”, “Trilha da Inovação” e “Rotas Econômicas” levam em consideração os potenciais da cidade e estabelecem prioridades para desenvolver uma política pública de incentivos, principalmente aos pequenos e médios empreendedores.
No programa “Capital Digital”, Eduardo explica que o objetivo é desenvolver ambientes para a implantação de empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação, de Startups, buscando aplicar investimento em infraestrutura para tornar atrativa a ampliação desse setor econômico. Para o programa “Trilha da Inovação”, o pré-candidato destacou que o objetivo é promover parcerias entre a prefeitura da Capital e demais agentes presentes no ecossistema de inovação como as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como também instituições de apoio ao empreendedorismo, a exemplo do Sebrae, Sistema S e FIEP. “Para isso, é preciso criar ações conjuntas para incentivar a formação e caminho do empreendedorismo e ações de suporte”, frisou Eduardo.
Por último, o programa “Rotas Econômicas” tem como objetivo promover o desenvolvimento das cadeias produtivas transversais dos setores primário, secundário e terciário, buscando a integração com investimento em infraestrutura, capital humano, permitindo maior eficiência de geração de riquezas e bem-estar social. Como exemplo, o pré-candidato destacou a Rota Econômica do Turismo que conecta os três setores. “O Turismo é uma das áreas do setor terciário, juntamente com os demais serviços; por sua vez, nas rotas turísticas, são necessários insumos do setor primário, como pesca, que, por sua vez, necessita passar por um processamento mínimo, que compete ao setor secundário, para chegar aos restaurantes que irão absorver a demanda de consumo gerada na área de turismo”, explicou Eduardo.