Nonato Guedes
A advogada Daniella Bandeira oficializou em carta ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), sua exoneração definitiva do cargo de secretária de Planejamento, bem como desfiliação da legenda. Daniella compunha grupo de quatro auxiliares que deixaram os cargos para disputarem a indicação do PV para a prefeitura da Capital, que acabou recaindo sobre Edilma Freire, ex-titular da Educação. Em meio a versões de que já tem agendada uma conversa política com o pré-candidato do PP a prefeito em João Pessoa, Cícero Lucena, Daniella divulgou carta com agradecimentos pela oportunidade de trabalhar na gestão que se encerra em dezembro. “Foram anos exaustivos. Procurei sempre desempenhar minhas atividades com afinco, dedicação, probidade. Compreendo a seriedade de servir ao povo como algo sublime e honro cada dia trabalhado”, postou ela em mensagem no seu Instagram. Nos bastidores, teria se queixado de que vinha sendo “hostilizada” depois que resolveu permanecer no Planejamento e, por isso, achou melhor sair da administração.
O prefeito Luciano Cartaxo, em declarações ao programa “Correio Debate”, da 98 FM, minimizou as defecções de Daniella e dos ex-secretários Diego Tavares (Desenvolvimento Social) e Socorro Gadelha (Habitação), que ao pedirem exoneração de secretarias, romperam politicamente com o esquema de Cartaxo. O gestor ressalta que havia ficado clara a existência de apoio e compromisso dos ex-secretários com o projeto de governo desenvolvido há cerca de oito anos em João Pessoa, bem como era consensual a necessidade de continuidade desse projeto a partir de avaliações de que ele vem dando certo e impulsionando o desenvolvimento da Capital. Para ele, cabe aos ex-secretários explicar que razões os levaram a mudar de opinião sobre o referido projeto administrativo. Tanto Diego Tavares como Socorro Gadelha anunciaram apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena, que já governou João Pessoa em duas oportunidades e conta com a adesão do governador João Azevêdo, filiado ao Cidadania.
Luciano Cartaxo desmentiu que Daniella Bandeira, ao formalizar a exoneração definitiva da pasta do Planejamento tenha sugerido que fosse remanejada para outra Pasta. “Em nenhum momento esse assunto foi tratado”, garantiu Luciano. O prefeito e presidente estadual do PV voltou a dizer que está convencido do acerto da escolha da ex-secretária de Educação, Edilma Freire, para representar o “projeto administrativo” na campanha eleitoral deste ano. Salientou que além da identificação da ex-secretária com o projeto, ela tem competência e outras credenciais, tais como o carinho e o olhar diferenciado em relação a crianças e outros segmentos carentes da população. Na opinião de Cartaxo, a pré-candidata Edilma Freire “é o nome mais qualificado, em condições de administrar João Pessoa na fase pós-pandemia do novo coronavírus”. Até agora, os dirigentes do PV não sinalizaram nomes de prováveis candidatos de outros partidos a vice de Edilma em coligação. Oficialmente, o PV tem alianças anunciadas com o PRB e PROS.