Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro, pré-candidato do PSDB a prefeito de João Pessoa, voltou a atacar o ex-senador Cícero Lucena, seu ex-aliado político e candidato, também, à sucessão municipal este ano na Capital paraibana, salientando que Lucena “decepciona a cidade ao se associar aos desvios da Operação Calvário (ainda em andamento) e da Operação Pés de Barro”. Textualmente, afirmou Ruy: ”Cícero decepciona a cidade. Assumiu agora um “vale-tudo” para tentar ser prefeito a qualquer custo. Primeiro, se associou aos que o denunciaram no passado à turma da Operação Calvário, que desviou mais de R$ 134 milhões da Saúde, o mesmo grupo que, no passado, o acusou e o denunciou na Operação Confraria, levando-o a passar por tudo o que passou”.
E acrescentou: “Foi este grupo que, conforme a Polícia Federal, montou um esquema de financiamento de eleições com dinheiro desviado da saúde para reeleger Ricardo e eleger João Azevêdo. Agora, Cícero anunciou o apoio do PTB de Wilson Santiago, envolvido há poucos meses em uma outra operação da Polícia Federal, a Pés de Barro, com um emaranhado de gravações e provas de desvios de verbas de obras no interior. Será que esses esquemas se repetirão nas eleições municipais? É importante que as autoridades estejam atentas”. No que diz respeito à Operação Calvário, Ruy Carneiro insiste na alegação de que o governador João Azevêdo (Cidadania), que declarou apoio a Cícero, é mencionado em depoimentos sobre irregularidades e desvio de verbas públicas.
Cícero, que já foi do PSDB, disputa a prefeitura municipal de João Pessoa pelo Progressistas, com apoio declarado da senadora Daniella Ribeiro e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Ontem, o deputado estadual Wilson Filho, do PTB, esteve com Cícero para comunicar oficialmente que ele e sua legenda estão ao lado do ex-senador na disputa de 15 de novembro. A deliberação foi tomada após reunião mantida com o governador João Azevêdo, que tem articulado apoios para fortalecer a candidatura de Cícero. Na reunião, de acordo com o relato de Wilson Filho, ficou clara a necessidade do grupo ter uma só candidatura em João Pessoa. Lucena assumiu com Wilson Filho o compromisso de incorporar em seu programa de governo propostas como a melhoria do transporte público, redução do preço das passagens e necessidade de ampliar a governança digital.
Na campanha eleitoral de 2016 a prefeito de João Pessoa, Wilson Filho foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Cida Ramos (atual deputada estadual) e que concorreu pelo PSB, por influência direta do ex-governador Ricardo Coutinho. Cida Ramos não conseguiu passar para um segundo turno e a disputa consolidou a reeleição de Luciano Cartaxo, do Partido Verde, que teve como candidato a vice-prefeito o ex-deputado federal Manoel Júnior, na época filiado ao MDB presidido pelo senador José Maranhão. Em relação ao apoio agora recebido do PTB, Cícero se declarou bastante sensibilizado e destacou que ele fortalece a sua estratégia na campanha eleitoral.