Nonato Guedes
Seguindo o calendário fixado pelo Tribunal Regional Eleitoral para a realização de convenções destinadas a homologar candidatos às eleições municipais deste ano em João Pessoa, o PSTU foi o primeiro a oficializar chapa majoritária, de forma virtual, na tarde de ontem, com a participação de filiados e filiadas à legenda. O PSTU lançou Rama Dantas,ex-candidata a governadora, como candidata a prefeita e Lissandro Saraiva (Tanque) como candidato a vice, além do professor e carteiro reintegrado Manoel Vieira como candidato a vereador.
A candidata do partido que congrega trabalhadores unificados fez breve exposição de propostas e compromissos que definiu como “revolucionários” no modelo de gestão em João Pessoa, dando ênfase à criação de conselhos populares que, segundo Rama Dantas, terão a incumbência de condensar reivindicações de diversos segmentos na plataforma de campanha. Na próxima terça-feira, o PSOL realizará convenção no auditório do Sindicato dos Correios, na rua Duque de Caxias, a partir das 18h, devendo formalizar os nomes de Pabblo Honorato e Soraya Correia como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, além de vários candidatos a vereador. A convenção terá caráter misto. Para a realização presencial, contará com o prestígio de diretorianos e postulantes, respeitando o distanciamento social e as regras de higienização. Já na participação online, o acesso é aberto para toda a população e imprensa.
O candidato do Democratas, Raoni Mendes, ex-vereador por João Pessoa e ex-deputado estadual, será oficializado em ato marcado para o próximo dia 12 no Centro de Convenções, no formato drive-in. O evento também será transmitido nas redes sociais para que as pessoas interessadas possam acompanhar de casa. O democrata ainda não anunciou candidato a vice-prefeito, explicando que está ultimando entendimentos políticos. Ontem, circularam versões de que ele poderia vir a receber o apoio do PSL, que até então vinha cogitando a pré-candidatura do deputado federal Julian Lemos, mas a notícia não foi confirmada por Lemos. O MDB fará convenção presencial no dia 15 para homologar o nome do radialista Nilvan Ferreira e a Rede Sustentabilidade faz convenção entre os dias 14 e 16 para homologar Carlos Monteiro a prefeito.
O Patriotas está decidindo a data para oficializar a candidatura do deputado Walber Virgolino e o PSDB já bateu o martelo, fixando o dia 16 para a convenção que ungirá a candidatura do deputado federal Ruy Carneiro, em evento ao ar livre, dedicado ás famílias, com distanciamento social e segurança necessária. O PP homologa Cícero Lucena no dia 16 e o PV ainda não marcou a data para oficializar a candidatura da ex-secretária de Educação Edilma Freire.