Nonato Guedes
Foi divulgada pelo governo da Paraíba a sétima avaliação do Plano Novo Normal, indicando as recomendações para os 223 municípios a partir de amanhã, 7 de Setembro, como parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. A análise mostra que a situação na Paraíba permanece estável, porém, destaca uma discreta diminuição dos municípios enquadrados na bandeira amarela e um pequeno aumento no quantitativo de bandeiras verdes. As recomendações quanto à sustentação das medidas preventivas para impedir o aumento do número de casos e de óbitos em todo o Estado permanecem vigentes e estão disponíveis na página oficial do governo do Estado.
Ainda de acordo com o estudo, 75% dos casos da Covid-19 estão concentrados no interior da Paraíba, o que corrobora com a situação de interiorização do agravo. A análise crítica da sétima avaliação do Plano Novo Normal recomenda atenção aos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19 (tosse seca, dor no corpo, cefaleia, febre, dor de garganta, perda do olfato e do paladar) e de seus contactantes, pelas equipes de saúde da família na atenção primária.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, observou: “Nesta fase da pandemia, com a retomada das atividades rotineiras de forma lenta, segura e gradual, é decisivo conter os riscos para disseminação descontrolada da doença. Assim, gradativamente, será possível debelar a pandemia rumo a um comportamento mais brando, na Paraíba e no Brasil, representado por incidências e prevalências sensivelmente menores e por ocupações hospitalares mais próximas de outras síndromes gripais”. O levantamento aponta que 22 municípios (10%) encontram-se na bandeira laranja, 187 (84%) estão em bandeira amarela, 14 (6%) com a classificação verde e nenhum está na condição vermelha. Dos municípios com classificação de bandeira amarela, observou-se uma redução de 3% em relação ao levantamento anterior.
Conforme a secretaria de Saúde, é possível constatar transições de alguns municípios, sendo seis da bandeira verde para a bandeira amarela e três municípios da bandeira laranja para a bandeira amarela. Outros seis municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja e nove transitaram da bandeira amarela para a bandeira verde, demonstrando um crescimento de 2% entre os municípios paraibanos. João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Capim, Pombal, Piancó, São Bento, Serra Branca e Umbuzeiro estão na classificação de bandeira amarela. Entre os municípios que estão em bandeira verde figuram Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Lagoa, Parari, São José da Lagoa Tapada, Serra Grande,Tenório, Tacima e Zabelê. Já entre os municípios que estão sob a bandeira laranja estão Bayeux, Cachoeira dos Índios, Cuité de Mamanguape, Cruz do Espírito Santo, Fagundes, Santa Rita, Manaíra, Prata, Princesa Isabel, Sapé e Uiraúna. O secretário de Saúde disse ser importante ter em conta que as retomadas devem ocorrer preferencialmente de acordo com os protocolos definidos pela Pasta, que disponibiliza um conjunto de medidas destinadas à prevenção da Covid-19.