Nonato Guedes
O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) bateram o martelo sobre a coligação para a disputa à prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. A cabeça de chapa será mesmo titulada pelo deputado estadual Anísio Maia e o candidato a vice será o bacharel em Direito Percival Henriques, integrante da comissão executiva estadual comunista, cuja indicação foi decidida em plenária realizada no dia 8. Além de bacharel em Direito, Percival é físico e já exerceu diversos cargos públicos, sendo, atualmente, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital – ANID e Conselheiro Titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A convenção do PT que deve homologar as candidaturas de Anísio Maia a prefeito e Percival Henriques a vice está confirmada para o domingo, dia 13, a partir das 9h no Sindicato dos Bancários em João Pessoa. O nome de Anísio Maia havia sido proposto pela direção municipal petista, presidida por Giucélia Figueiredo, e obteve aprovação por unanimidade, dentro da estratégia da cúpula nacional de priorizar lançamento de candidaturas próprias no maior número de Capitais e cidades estratégicas do país. A expectativa dos dirigentes petistas é de que a convenção programada deva reunir cerca de quatrocentos convidados, entre pré-candidatos, dirigentes e filiados.
Por causa dos riscos de contaminação do novo coronavírus, a convenção será realizada de forma mista: de forma presencial para os convidados, pré-candidatos e dirigentes, mas com transmissão online e pelas redes sociais para os filiados e a população em geral, através dos perfis do pré-candidato Anísio Maia e da legenda. A convenção deverá contar com a participação de figuras públicas e quadros históricos do Partido dos Trabalhadores, a exemplo do deputado federal Frei Anastácio Ribeiro, do secretário de Estado Luiz Couto, do presidente estadual da legenda, Jackson Macedo, da presidente do diretório municipal Giucélia Figueiredo e do presidente do PCdoB, Jonildo Cavalcanti. Não haverá fogos de artifícios, em respeito às pessoas doentes, animais, idosos e ao próprio meio ambiente.
O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, insistiu em que a campanha do candidato Anísio Maia a prefeito de João Pessoa terá conexão com a conjuntura nacional, com fortes críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro e com exortações para mobilização e vigilância no sentido de preservar a democracia no país, que estaria sendo ameaçada por atos autoritários do governo federal. Macêdo salienta, porém, que haverá ampla abordagem, simultaneamente, de problemas enfrentados pela população de João Pessoa, com propostas alternativas da chapa para equacionamento dos desafios.