Nonato Guedes
A aliança entre o PSD e o PSDB para as eleições municipais nos dois principais colégios do Estado – João Pessoa e Campina Grande, foi sacramentada ontem com o anúncio, por meio das redes sociais, do apoio do PSD à candidatura do deputado federal tucano Ruy Carneiro na Capital. Em Campina Grande, o PSDB. que tem como expoente maior o ex-senador Cássio Cunha Lima, fechou com a candidatura do ex-deputado Bruno Cunha Lima, do PSD. A confirmação do apoio do PSD a Ruy Carneiro foi feita pelo prefeito Romero Rodrigues, presidente estadual da legenda, que justificou o gesto em nome da coerência política, “pautada pela honestidade e trajetória política de Ruy Carneiro”.
– Essa é uma decisão nossa, especialmente minha, como dirigente partidário. Política é coerência, relacionamento. Nós não vamos decidir pensando em projeto eleitoral de 2022, mas pensando em janeiro de 2021, no que nós podemos somar, contribuir com o futuro de João Pessoa – assegurou Romero Rodrigues, que está concluindo o segundo mandato na Rainha da Borborema e é tido como provável candidato ao governo do Estado em 2022. Para Romero, o deputado Ruy Carneiro tem o perfil técnico que a cidade precisa para a retomada do crescimento. Ele comentou: “As eleições de novembro de 2020 terão consequências para a população de João Pessoa a partir de 2021. Não fujo da minha trajetória de coerência”.
Também presente, o deputado federal Pedro Cunha Lima expressou que a decisão do PSD é uma construção coletiva muito saudável, porque mostra a sintonia do projeto político e a capacidade de não se submeter às circunstâncias da próxima eleição. “Nós, paraibanos, não podemos enxergar com naturalidade a possibilidade de uma quadrilha chegar ao poder. Se eu falo dessa maneira é porque ouvi a voz do então governador (Ricardo Coutinho) instrumentalizando a saúde para a formação de uma quadrilha, tirando o dinheiro das mães e dos pais que sofrem precisando de cirurgias para seus entes queridos. Não acho irrelevante uma delatora mencionar que o atual governador (João Azevêdo) recebeu uma mesada de R$ 120 mil por mês. Isso é para mim é gravíssimo e não pode prevalecer”, criticou.
Pedro Cunha Lima lembrou a história de responsabilidade e modernização das práticas políticas que Ruy Carneiro vem implementando em sua vida pública, como a luta pela extinção de privilégios. “Ruy foi o único deputado do Brasil que já renunciava a décimo quarto e décimo quinto salários antes desses benefícios serem extintos. A gestão de que faremos parte trará essa mentalidade necessária a um país que é tão generoso com suas autoridades e tão mesquinho e insensível com o brasileiro que mais precisa, com quem não tem onde morar”, enfatizou. O presidente do PSC em João Pessoa, José Gadelha Neto, partido que já anunciou apoio à candidatura de Ruy Carneiro, lembrou que a aliança significa resultado e amor por João Pessoa. Gadelha, que é ex-secretário do Trabalho da prefeitura de João Pessoa, comentou:
– Esta será a eleição mais diferente de todos os tempos, com muitos candidatos que não têm nenhum preparo e outros que não têm bons históricos. Ruy é o mais preparado, o mais honesto e o mais indicado para ser o próximo prefeito de João Pessoa.
Ruy Carneiro agradeceu o importante apoio do PSD e lembrou que João Pessoa é uma cidade que dispõe de muitos recursos mas que esses recursos não estão sendo adequadamente geridos. “Aqui tem muito recurso proveniente de inúmeras fontes e não foi feito nem metade do que foi realizado em Campina Grande na gestão. Essa é uma parceria de compromisso por quem quer fazer mais pela cidade de João Pessoa, que enfrenta enormes dificuldades na saúde (fila em todas as especialidades, Trauminha recentemente fechado pelo CRM. Tudo isso é de uma gravidade extrema. Eu estou preparado. É possível fazer mais, melhor, em menos tempo, finalizou.