Nonato Guedes
A convenção do PSDB para homologação da candidatura do deputado federal Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa, prevista para quarta-feira próxima, recebeu destaque na imprensa nacional esta semana por causa do seu “formato inovador”, voltado para as famílias dos simpatizantes e militantes do parlamentar. Com segurança e proteção às pessoas, a convenção acontecerá em espaço aberto, arborizado, com áreas demarcadas para pequenos grupos e distanciamento social, dentro da estratégia recomendada por autoridades sanitárias para prevenção ao coronavírus.
O modelo idealizado por Ruy foi apresentado com amplos espaços na coluna de Política do jornal O Estado de S. Paulo nas versões impressa e digital. Além da nota, a tradicional charge da coluna, assinada por Kléber Salles, foi dedicada também ao deputado, que aparece passeando com cachorros, de terno e gravata. A imagem faz alusão ao espaço pet que estará disponível no local da convenção e à defesa do mandato do deputado à causa animal, uma de suas principais bandeiras. O encontro que marca o anúncio oficial da candidatura de Ruy a prefeito terá lugar no Mirante Altiplano, a partir das 15h45 do dia 16, em um espaço dividido em células, nas quais ficarão os grupos familiares e de militantes e uma equipe pronta para recebe-los com álcool em gel e produtos de desinfecção das cadeiras instaladas nos locais.
As pessoas que comparecerem com crianças terão espaços próprios, adequados à recreação. Disse o deputado: “Escolhemos uma maneira inovadora de dialogar e mostrar às pessoas que precisamos de uma cidade mais humana, com respeito à diversidade e outro ritmo. Os tempos mudaram e precisamos estar prontos para transformar as velhas formas de fazer, trazendo isso desde o início da campanha eleitoral, com respeito e obedecendo todos os protocolos de segurança”. O pré-candidato tucano acrescentou: “É por isso que resolvemos fazer uma convenção presencial e virtual, de modo a aproximar diversos grupos da cidade e reunir as famílias para apresentar o que temos pensado para desenvolver João Pessoa”.
Esta é a segunda vez que Ruy se lança candidato a prefeito de João Pessoa. Em 2004, ele concorreu pelo PSDB, com o apoio do então prefeito Cícero Lucena que concluía o segundo mandato. Não logrou êxito e perdeu o páreo para o candidato Ricardo Coutinho, que foi reeleito em2008 pelo PSB. Em 2014, Ruy foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima (PSDB), derrotada por Ricardo Coutinho. Como parte da agenda deste ano, ontem o deputado tucano se reuniu com mais de 300 jovens para debater políticas públicas específicas para esse segmento da população. No encontro, em que foram observados os cuidados previstos nas normas de distanciamento e segurança, o pré-candidato apresentou um conjunto de propostas e projetos para ampliar as oportunidades de emprego para a juventude. Lembrou que João Pessoa tem 38 mil jovens que nem trabalham e nem estudam, e afirmou que “isso é uma tragédia que precisa ser resolvida”.
O deputado tucano manifestou-se, ainda, sobre a recriação do Programa Bolsa Atleta Municipal, nos moldes do que realizou quando foi secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. “É preciso recriar o Bolsa Atleta e dar oportunidade aos jovens em João Pessoa, que precisam voltar a sonhar e ter perspectiva de futuro”, disse ele. Na oportunidade, o pré-candidato expressou seu apoio aos jovens LGBTQI+. “Uma cidade moderna é aquela que deve ter respeito pelas pessoas e não discriminação. A obrigação do poder público é a de zelar para que o respeito ocorra e oferecer oportunidades a todos”, finalizou.