Nonato Guedes
A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa divulgou nota comunicando à sociedade o adiamento da realização da convenção municipal que estava prevista para amanhã, dia 13, e que agora e definitivamente ocorrerá na próxima quarta-feira, 16, último dia do prazo previsto em lei para homologação de candidaturas às eleições municipais previstas para 15 de novembro. A presidente do diretório municipal petista informou que o motivo do adiamento foi a necessidade de se realizar novos entendimentos políticos a fim de fortalecer a pré-candidatura do deputado estadual Anísio Maia a prefeito.
A agremiação, na nota, confirma que está mantida a perspectiva de coligação com o PCdoB, com a indicação do professor Percival Henriques para vice de Anísio Maia. A chapa é apresentada como a única, no cenário político atual, capaz de “fazer o enfrentamento às forças reacionárias que disputam o pleito de 2020 e apresentar um programa capaz de fazer João Pessoa avançar de verdade”. Os petistas ressaltam o “papel fundamental do PCdoB na construção desse projeto” e aproveitaram o ensejo para convidar de público o PSB (Partido Socialista Brasileiro) e todos os partidos do campo democrático e popular a se integrarem a essa aliança, “que vem para mudar João Pessoa”.
A deliberação pelo adiamento de realização da convenção foi tomada ontem à noite após conversas com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores a respeito do diálogo que tem sido mantido com outras siglas. Giucélia Figueiredo manifestou a conclusão de que “achamos melhor adiar a convenção para concluir as tratativas com vistas ao reforço da candidatura de Anísio Maia”. O PSB, com quem o PT admite dialogar, é liderado no Estado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, que continua empreendendo conversas para obter uma definição a respeito de sua posição. O interesse de Ricardo, segundo interlocutores, é o de promover esforços para a unidade de forças democráticas e de esquerda contra o que ele denomina de “projeto fascista” do governo Bolsonaro e de partidos conservadores.
Em declarações ao portal Wscom, o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, negou rumores de que o partido tenha vetado uma aliança com o PV do prefeito Luciano Cartaxo, que teria sido sugerida pelo ex-governador Ricardo Coutinho. Informou que o tema não foi pautado no âmbito regional e acrescentou que as decisões atinentes ao processo eleitoral em João Pessoa estão sendo conduzidas sob a direção de Giucélia Figueiredo, na base de “muita transparência, debate e diálogo”. O Partido Verde, de Luciano Cartaxo, tem como pré-candidata a prefeita a ex-secretária de Educação do município Edilma Freire, concunhada do gestor municipal.