Guilherme Cabral – Jornal A União
Pela primeira vez em toda a sua história de quase 80 anos, a Academia Paraibana de Letras (APL) pode ser dirigida por uma mulher. Quem disputa o cargo, em chapa única, é a escritora, professora e crítica literária Ângela Bezerra de Castro, que tem como vice-presidente Severino Ramalho Leite.
Respeitando as medidas de segurança por causa da pandemia, o pleito será realizado amanhã, de forma presencial, das 8h às 12h, na sede da entidade, no Centro de João Pessoa. O resultado será divulgado assim que for concluída a apuração dos votos. A nova diretoria cumprirá sua gestão no período 2020-2022.
“Foi um aspecto que me deu forças para enfrentar a candidatura, para marcar mais um passo na conquista da representatividade da mulher nas instituições, o que é raro”, justifica a candidata. “A APL fará 80 anos em setembro de 2021 e será a primeira vez que a entidade terá, como presidente, uma figura feminina”.
Ângela Bezerra de Castro frisa que, depois de sua fundação, a Academia passou 40 anos para ter uma mulher em seus quadros, que foi Elizabeth Marinheiro, eleita no início da década de 1980. “Ela foi pioneira e está me apoiando com grande entusiasmo. A Academia Brasileira de Letras (ABL) passou 100 anos para ter uma mulher como presidente, Nélida Piñon”, disse.
A candidata confessou como vem encarando com sensação de vitória em relação à disputa pela presidência da APL. “É o coroamento da trajetória que sempre foi de independência, vanguarda e de trabalho. Simbolicamente, ocupar o cargo será uma honra, e sem pedir, pois estou concorrendo por influência e solicitação dos meus pares. Estou fazendo história”.
Ângela Bezerra de Castro nasceu na cidade de Bananeiras, em 1942, e veio morar em João Pessoa em 1956 para estudar o Ginásio e o Clássico no Liceu Paraibano. Na Capital, onde posteriormente ensinaria em colégios particulares e públicos, fez faculdades de Direito e Letras na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Licenciatura na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).