Nonato Guedes
A vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano, participou ativamente das negociações entre o seu partido, o PDT, e o PV, liderado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para construção de uma aliança com vistas às eleições municipais de novembro na Capital paraibana. Ficou decidido o que está sendo chamado de “chapa das mulheres”: a pré-candidata a prefeita Edilma Freire, que havia sido lançada pelo PV, terá como vice a arquiteta Mariana Feliciano. A aliança foi selada após reunião promovida na tarde do domingo entre os diretórios municipais dos dois partidos. Um “release” da coordenação de campanha de Edilma informa que “PV e PDT fazem história” com a indicação de duas mulheres para governar João Pessoa.
A decisão do PDT da vice-governadora Lígia Feliciano foi tomada na contramão da decisão do governador João Azevêdo, do Cidadania, que manifestou apoio à candidatura do ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas. Em contrapartida, o Cidadania indicou o nome do vereador Léo Bezerra para vice de Cícero. Integrante do bloco de oposição ao prefeito Luciano Cartaxo na Câmara de João Pessoa, Léo Bezerra venceu queda-de-braço com o também vereador Bruno Farias, presidente do diretório municipal do Cidadania, preterido tanto para ser candidato próprio a prefeito como para ser candidato a vice. Léo é filho do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), alinhado com o governador João Azevêdo e até então tem ocupado o cargo de secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer.
Mariana Feliciano, a vice de Edilma Freire, atua no setor da construção civil e educação e afirmou que chega para somar forças pela continuidade do crescimento e da qualidade de vida da população de João Pessoa. “Com muita felicidade e desejo de fazer nossa cidade seguir avançando, selamos essa aliança. Ao lado da professora Edilma, quero trabalhar para que nossa Capital não caia no retrocesso e contribuir para a continuidade das políticas públicas que têm tornado João Pessoa uma cidade mais humana, desenvolvida, inteligente e sustentável”, frisou a empresária. Edilma Freire também participou da reunião que sacramentou o nome de Mariana e reforçou que a presença da pedetista fortalece a pré-candidatura do PV em João Pessoa.
– Seremos duas mulheres de força e compromisso em cuidar da nossa população. Com o olhar de Mariana, que é arquiteta, urbanista e empresária, tenho certeza que nos fortalecemos para seguir garantindo uma João Pessoa de mais desenvolvimento, compromisso social e qualidade de vida para a população – pontuou Edilma Freire, que foi até recentemente secretária de Educação da administração pessoense. Participaram ainda da reunião o presidente estadual do PV, Luciano Cartaxo, o presidente estadual do PDT, Renato Feliciano, o presidente municipal do PV, Lucélio Cartaxo, o deputado federal Damião Feliciano e a vice-governadora Lígia Feliciano.
Nos últimos dias, com o afunilamento das decisões em torno de indicação de candidaturas à sucessão em João Pessoa, circularam rumores de que o prefeito Luciano Cartaxo teria aberto diálogo com o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) para uma composição na eleição do dia 15 de novembro. Os entendimentos conduzidos pelo prefeito da Capital se estenderiam, também, ao Partido dos Trabalhadores, mas da parte deste houve pronta reação do diretório municipal, assegurando a permanência da candidatura própria do deputado estadual Anísio Maia. Tendo como vice o professor Percival Henriques, do PCdoB.