Nonato Guedes
A partir das 15h, na Associação de Moradores e Trabalhadores Sindicalizados de Mangabeira (Prosind), próximo à avenida Josefa Taveira, o diretório municipal do MDB de João Pessoa realiza convenção para confirmar a candidatura do radialista Nilvan Ferreira a prefeito da Capital, tendo o major do Exército Eduardo de Morais Milanez como candidato a vice. Diversas lideranças do partido estarão presentes, a exemplo do senador José Maranhão, que foi o principal avalista da candidatura de Nilvan, Ruy Galdino, vice-presidente do PRTB, deputados Raniery Paulino e Jullys Roberto, além de candidatos a vereador que vão disputar uma vaga na Câmara de João Pessoa.
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais de Nilvan Ferreira e seguirá todas as recomendações da Justiça Eleitoral eas normas da vigilância sanitária, a exemplo do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento determinado para garantir a segurança dos participantes. Natural da cidade de Cajazeiras, Nilvan Ferreira ganhou notoriedade em João Pessoa como comunicador, atuando como âncora do programa Correio Debate na rádio 98 FM do Sistema Correio de Comunicação e, também, na TV Correio. O senador José Maranhão revelou que a opção de Nilvan por um militar para vice, além de pôr fim às especulações de que ele estava com dificuldade para compor a chapa, demonstrou que o partido não faz “cambalachos” de cúpula no processo político.
Por outro lado, o Solidariedade e o PSL promovem hoje à noite convenção conjunta no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) no Centro. Os partidos vão homologar o nome do vereador João Almeida (SD) como candidato a prefeito e Carlisson Fonseca como candidato a vice. Além dos cargos majoritários, os partidos vão homologar cerca de 80 candidatos a vereador em João Pessoa. Os partidos têm representantes de diferentes segmentos e bairros da cidade. O deputado federal Julian Lemos, do PSL, confirmou participação no evento. O vereador João Almeida foi enfático ao analisar a caminhada até hoje:
– A nossa pré-candidatura já incomodou muitos que tentavam plantar fake, afirmando que não seríamos candidatos. Agora terão que ganhar nos argumentos e no debate de ideias. Para isso, estamos prontos para enfrentá-los e com a certeza de que, com os debates, vamos ganhar a confiança de muitos.
Até o momento, são 13 as pré-candidaturas a prefeito de João Pessoa – mas esse número chegou a 16, na fase inicial, quando da deflagração do processo de sondagem e exame de alternativas, tanto de candidaturas como de alianças políticas. Há uma expectativa rondando a decisão a ser tomada pelo PSB do ex-governador Ricardo Coutinho, que ensaiou entendimentos com algumas agremiações, mas não logrou êxito em investidas junto ao Partido dos Trabalhadores nem ao PV do prefeito Luciano Cartaxo. Além de Nilvan deverão concorrer Edilma Freire, Anísio Maia, Carlos Monteiro, Pablo Honorato, Rafael Freire, Rama Dantas, Cícero Lucena, Raoni Mendes, Ruy Carneiro, Eduardo Carneiro, Walber Virgolino.