Nonato Guedes
O deputado federal Ruy Carneiro, pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSDB, que dispõe de um dos maiores palanques na disputa da Capital, reagiu com indignação ao anúncio da candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho pelo PSB à sucessão municipal, lembrando que ele chegou a ser preso sob acusação de desviar mais de R$ 134 milhões da Saúde do Estado, após ser denunciado com farto material de provas, inclusive gravações. “A candidatura de Ricardo é o retrato da impunidade e um absurdo que envergonha toda a Paraíba”, protestou Ruy Carneiro.
Segundo o tucano, Ricardo “traiu covardemente a confiança da população após comandar um verdadeiro saque nos cofres da Saúde. Desviou recursos para bancar campanhas de seu partido e fraudar as eleições no Estado, inclusive a última, do atual governador (João Azevêdo)”. Ruy acrescentou: “Não vamos permitir que os palanques da Polícia Federal ocupem o poder na nossa cidade. São palanques que devem prestar contas à polícia e à Justiça”. O pré-candidato do PSDB ressaltou que a população amadureceu e já não aceita mais a “roubalheira que esse grupo instalado no governo do Estado promoveu nos últimos anos”.
Em 2004, Ruy Carneiro enfrentou Ricardo na disputa pela prefeitura de João Pessoa e foi derrotado. Na época, ele tinha o apoio do então prefeito Cícero Lucena, em cuja administração ocupou a Chefia da Casa Civil e lá desenvolveu o projeto intitulado “Se eu fosse prefeito”. Ruy voltou ao páreo este ano depois de vencer uma queda de braço no PSDB com o próprio Cícero, que também é candidato, mas pelo Partido Progressistas, ao qual se filiou após deixar o ninho tucano. A convenção que homologou a candidatura de Carneiro, tendo como vice Zé Gadelha, do PSC, ocorreu ontem no Mirante Portal do Sol. Segundo cálculos da assessoria de Ruy, mais de 700 apoiadores e militantes acompanharam a convenção.
Na ocasião, o deputado do PSDB ressaltou sua ação junto às causas e entidades sociais e pontuou que a população mais carente precisa de uma gestão que tenha compromisso em dar oportunidade e oferecer serviços de qualidade a todas as regiões de João Pessoa. “Alguns me conhecem pelo trabalho que faço para as pessoas com câncer no Hospital Napoleão Laureano. E estes sabem que estou preparado para fazer as transformações que a saúde de João Pessoa precisa. Mas quem não me conhece vai poder conhecer o trabalho que eu realizo para milhares de famílias em situação de pobreza através de entidades sociais e de saúde como a Apae, Vila Vicentina, Padre Zé, São Vicente e tantas outras”, explicou.
Ruy Carneiro comentou que o eleitor não aguenta mais candidatos reciclados e investigados por crimes de corrupção. “Temos o desafio de evitar que o jogo sujo do uso da máquina pública interfira no resultado da eleição. Esse ano será uma disputa sobre quem fez e quem não fez por João Pessoa, mas também entre ficha limpa e os palanques da corrupção”, atacou ele. O candidato a vice, Zé Gadelha, observou que a eleição deste ano é a primeira com um número tão grande de candidatos, muitos que não têm nenhum preparo e outros que não têm bons históricos. “Será a campanha mais diferente na história de João Pessoa”, salientou, elogiando Ruy “por possuir todos os requisitos para uma boa gestão”. O deputado federal Pedro Cunha Lima enalteceu algumas bandeiras prioritárias de Ruy, como a Educação e a Saúde, inclusive no que se refere à valorização profissional.