Nonato Guedes
O deputado estadual Inácio Falcão, do PCdoB, foi o primeiro pré-candidato a prefeito de Campina Grande nas eleições do próximo dia 15 de novembro a ter seu registro oficializado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, liderando a coligação “Campina Grande tem jeito”, que conta, ainda, com a participação da médica Tatiana Medeiros, do MDB, como candidata a vice. O parlamentar promete surpreender aos analistas políticos durante a campanha e insistiu em que vai dar combate preferencial ao que chamou de “gangorra” praticada no poder municipal entre os grupos do prefeito Romero Rodrigues-PSD e do senador Veneziano Vital do Rêgo, PSB.
Romero, que está concluindo o segundo mandato, lançou como candidato à sucessão o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima, filiado ao seu partido, que venceu queda-de-braço com o deputado estadual Tovar Correia Lima, do PSDB. O esquema, que tem como um dos expoentes o ex-senador Cássio Cunha Lima, atuou para manter a unidade após a disputa interna, tanto assim que Tovar Correia Lima anunciou apoio à candidatura de Bruno e engajamento no seu palanque. O vice de Bruno é Lucas Ribeiro, ex-secretário da administração municipal e filho da senadora Daniella Ribeiro, do Partido Progressistas.
Na disputa que precedeu a realização de convenções partidárias, o PCdoB cortejou o apoio do PDT para reforçar a coligação em apoio a Inácio Falcão e, consequentemente, o seu tempo no Guia Eleitoral no rádio e na televisão. Os entendimentos estavam bastante evoluídos, mas, na undécima hora, o PDT, pelo diretório municipal, formalizou aliança em apoio à pré-candidatura da ex-secretária Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), mulher do senador Veneziano Vital do Rêgo. A justificativa dos pedetistas locais foi a de alinhamento com a orientação do governador João Azevêdo (Cidadania) que declarou apoio a Ana Cláudia na sucessão campinense. Não obstante, o PDT em João Pessoa discrepou da orientação de Azevêdo e, ao invés de fechar com a candidatura de Cícero Lucena, do PP, lançou a candidatura da arquiteta e urbanista Mariana Feliciano para vice de Edilma Freire, candidata do PV e apoiada pelo prefeito Luciano Cartaxo.
A vice-governadora Lígia Feliciano e o seu marido, o deputado federal Damião Feliciano, presidente do diretório regional, explicaram que as alianças feitas para o processo eleitoral deste ano estão levando em conta peculiaridades das conjunturas políticas locais e que esses critérios, habitualmente, são entendidos pelos diversos partidos e esquemas políticos. O deputado Inácio Falcão não pôde comparecer à convenção presencial do PCdoB que referendou sua candidatura em Campina Grande, mas em transmissão online deixou registrada a sua confiança no desempenho eleitoral, argumentando que o eleitorado campinense “está cansado do revezamento entre grupos tradicionais”, adiantando que oferece propostas novas para o desenvolvimento da cidade. Ele conta, ainda, com o apoio do PT e da Rede na disputa na Rainha da Borborema.