Nonato Guedes
Os deputados estaduais paraibanos aprovaram por unanimidade projeto de autoria do deputado Eduardo Carneiro, do PRTB, estabelecendo a disponibilização de nomes de alunos concluintes de nível fundamental e médio, bem como de registro de diplomas, certificados e histórico escolar, de forma online e com certificação digital. De acordo com o projeto, fica a rede pública de ensino da Paraíba obrigada a realizar a publicação de forma oficial o que assegura agilidade para os estudantes que precisam da certificação. Atualmente, o documento precisa ser solicitado junto à direção da escola e acaba demorando para ser emitido.
Conforme Eduardo Carneiro, a publicação informatizada dos nomes dos alunos concluintes de estudos em nível fundamental e médio apresenta-se como a forma mais ágil, aperfeiçoada e de menor custo para ser conferida às escolas. Além disso, o deputado Eduardo Carneiro defende a necessidade de se assegurar mecanismos confiáveis e eficazes que garantam à sociedade em geral acesso aos dados que confirmem a regularidade e autenticidade dos documentos expedidos pela direção da escola, conforme disciplina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O parlamentar, que é presidente da Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, se reuniu com o secretário de Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, para discutir iniciativas que possam alavancar o desenvolvimento econômico da Paraíba.
O encontro foi realizado na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e, na ocasião, Eduardo propôs parcerias com o governo federal que possam potencializar a economia da região do semiárido, tendo visitado, também, o Polo da Moda na Rainha da Borborema. “Como presidente da Frente Parlamentar, tenho buscado ações e apoio do governo federal para que possamos garantir a geração de mais emprego e de renda para os paraibanos. Tivemos uma conversa produtiva e que irá garantir bons frutos para o nosso povo”, destacou Eduardo. Uma das áreas de atuação da Secretaria é o fomento à inovação, de acordo com sua missão institucional e, desta forma, vem-se trabalhando na melhoria do ambiente inovador para favorecer o empreendedorismo e todo o segmento de investimento privado em startups no país.